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Memória Editorial

Brasilianas

Brasilianas

de Gustavo Alejandro Sorá

Originalmente escrito como tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, este livro propõe uma abordagem diferente ao estudo do mercado editorial brasileiro. Mais do que contar a história da Livraria José Olympio, o autor narra o desenvolvimento e as particularidades desse mercado no Brasil a partir da trajetória do fundador dessa editora, uma das mais importantes figuras da história editorial no Brasil, e também de outras editoras, como a Globo. Com ênfase nas décadas de 1930 e 1950, o livro também analisa aspectos amplos da edição, estabelecendo uma antropologia da edição brasileira, ao analisar, por exemplo, coleções como a Documentos Brasileiros e a série Brasiliana, títulos que revelavam a ideologia da época, voltada à construção de uma identidade… Leia mais

Coleção Atualidades Pedagógicas

Coleção Atualidades Pedagógicas

de Maria Rita de Almeida Toledo

Neste novo volume da Coleção Memória Editorial, Maria Rita de Almeida Toledo analisa uma coleção importante da Companhia Editora Nacional criada nos anos de 1930 por Fernando de Azevedo, e sua continuidade até os anos de 1980, agora sob coordenação de Damasco Penna. A Coleção Atualidades Pedagógicas é analisada de acordo com a perspectiva da história cultural, tomando os impressos como objetos culturais e centrando sua atenção na materialidade dos tensos processos de produção, circulação e apropriação do conteúdo editado pelos agentes neles envolvidos. A autora analisa o perfil da Coleção e suas permanências e deslocamentos ao longo dos anos, mostrando como, em sua origem, se mostrou como uma estratégia política de seu criador para intervenção no campo da cultura e da educação, e posteriormente transformou-se num modelo de projeto editorial bem-sucedido entre educadores e estudantes de… Leia mais

Design de Capas do Livro Didático Obra Premiada

Design de Capas do Livro Didático

de Didier Dias de Moraes

Na década de 1970, o mercado de livros didáticos experimentou um crescimento vertiginoso no Brasil, em um contexto de expansão tanto do ensino como da indústria cultural. O cenário, que também era de acirramento da concorrência, naturalmente teve impacto sobre a configuração material e visual dos livros. Didier Dias de Moraes concentra-se particularmente no design de capas, que além de identificar e proteger as obras passavam a ter a função de atrair e persuadir o público a adotá-las. Havia, porém, um descompasso entre a visualidade do livro escolar e as linguagens visuais de outros meios. Como contraponto a essa realidade, o autor estuda o caso da editora Ática (que na década de 1980 se tornaria a maior editora brasileira em títulos e faturamento) e a renovação visual que ela promoveu por meio do trabalho dos designers Ary Normanha e Mario… Leia mais

Um Editor no Império

Um Editor no Império

de Rodrigo Camargo de Godoi

A trajetória de Paula Brito é analisada neste livro de Rodrigo Camargo de Godoi, uma contribuição para a história do impresso no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro oitocentista. O autor investiga as circunstâncias históricas que convergiram para o aparecimento da figura do editor no Brasil, forjadas na concorrência com os impressos franceses, então consumidos ativamente em diferentes suportes materiais, e por meio de alianças políticas que franqueavam o acesso às modalidades de financiamento instituídas pelo governo imperial, dos privilégios às loterias. Assim, analisa as redes de sociabilidade estabelecidas pelo editor-livreiro, as relações que estabeleceu com seus autores, e as adversidades do mercado livreiro no Rio de Janeiro no século… Leia mais

Editora Globo

Editora Globo

de Elizabeth Rochadel Torresini

Com o intuito de estudar as condições de desenvolvimento e do sucesso empresarial da Editora Globo no contexto do processo de industrialização que ocorreu ao longo do século XX, a autora analisa o excepcional acervo de títulos da editora, reunido entre 1930 e 1940 quando Henrique Bertaso e Erico Verissimo dirigiam a empresa que é recuperado em seus números, datas e espécies, evocando as esmeradas traduções de obras estrangeiras e as pioneiras edições de autores nacionais, nas diversas áreas de conhecimento. Elisabeth Torresini demonstra o arrojo dos empreendedores ao desafiar o mercado, na posição desvantajosa do Rio Grande do Sul no país, e construir uma casa editorial em moldes que nada deviam aos europeus e norte-americanos em tecnologia e qualidade… Leia mais

Editoras Universitárias no Brasil

Editoras Universitárias no Brasil

de Leilah Santiago Bufrem

Uma análise da atividade das editoras universitárias acadêmicas, apoiada na noção de campo de produção cultural de Bourdieu, mostrando as características que as distinguem como geradoras de um tipo específico de valor cultural. Nesta segunda edição revista e ampliada, Leilah Bufrem estuda o contexto em que surgiram e se estabeleceram as editoras universitárias, que hoje ocupam um lugar significativo no setor editorial brasileiro. Entre as tendências observáveis na atuação dessas editoras, destacam-se a construção de padrões próprios de produção e a busca de reconhecimento de seu papel cultural. As relações entre as editoras em sua maioria de caráter público e as instituições de ensino a que estão ligadas também são tratadas aqui. Este é o ponto de partida para a apresentação de propostas para uma política editorial universitária… Leia mais

Em Busca de um Tempo Perdido

Em Busca de um Tempo Perdido

de Sônia Maria de Amorim

Uma sociedade e um tempo podem ser revelados pela análise do mercado e da produção editorial, uma vez que todo livro contém considerável potencial de informações sobre o contexto que o produziu. Este livro investiga a produção da Editora Globo, de Porto Alegre, entre os anos de 1930 e 1950, relatando a trajetória da editora e recuperando preciosos documentos gráfico-visuais, como capas e páginas de rosto, muitas delas reproduzidas nesta edição. A autora faz uma análise do mercado e da produção editorial, apresentando dados sobre o número de títulos publicados, as tiragens, características gráficas, tipos de papel, formatos etc., detendo-se especialmente na literatura estrangeira traduzida, que desempenhou um papel fundamental na formação dos leitores… Leia mais

Livraria Ideal

Livraria Ideal

de Aníbal Bragança

Aníbal Bragança percorre a história de Silvestre Mônaco e da Livraria Ideal, que fundou em Niterói em 1946: engraxate, apontador de jogo do bicho, vendedor de revistas usadas e literatura de cordel e, finalmente, o mais importante livreiro que a ex-capital fluminense já teve. Ao falar da trajetória desse italiano que chegou ao Brasil no início do século XX, o autor contextualiza a fundação da Ideal tendo como pano de fundo e objeto de estudo o próprio desenvolvimento do sistema de ensino no Brasil, e a consequente ampliação do número de leitores, desde finais do século XIX até meados da década de 1940. Bragança também deita um olhar atento sobre a indústria editorial e a cultura de massa no país, criando um painel a respeito da formação cultural da nossa sociedade. Baseado em uma alentada pesquisa, Livraria Ideal é um importante documento para todos aqueles interessados na história do livro e do mercado editorial… Leia mais

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato

de Alice Mitika Koshiyama

Esta reedição soma-se à extensa bibliografia sobre Monteiro Lobato, com o diferencial de analisar a importância do escritor para a indústria editorial do Brasil, tendo como pano de fundo a formação do mercado consumidor de livros no país desde os tempos coloniais. Para Monteiro Lobato, editar livros foi também um meio de divulgar sua obra literária, especialmente entre os anos de 1918 e 1930. Começou como editor na Revista do Brasil, adquirida em 1918 e, logo em seguida, formou a Monteiro Lobato Cia, empresa que deu origem à Companhia Editora Nacional, uma das maiores editoras do país. Ao procurar editar e negociar suas obras e as de outros escritores, Lobato encontrou problemas em praticamente todos os setores da indústria editorial, desde a produção dos livros até sua comercialização, aos quais se somava a quase inexistência de público leitor. A compreensão do caminho seguido por Lobato diante de tantos desafios e os resultados obtidos são as propostas que norteiam o… Leia mais

Paula Brito

Paula Brito

de Diversos Autores

Publicado em parceria com a Com-Arte, o livro ilustra e confirma a importância de Paula Brito, tipógrafo que se tornou, segundo Machado de Assis, o primeiro editor digno deste nome que houve entre nós Apesar de a atividade editorial ser sua atividade mais conhecida, os ensaios deste livro nos mostram que Paula Brito atuou também em outras áreas: foi pioneiro do jornalismo cultural brasileiro com o jornal A Marmota, foi o primeiro empresário negro do país e também poeta, sendo sua produção literária investigada criticamente pela primeira vez. No final do livro, também há uma síntese de sua produção editorial, com um catálogo elaborado a partir do trabalho de Eunice Ribeiro Gondim. Ao ler este livro, o leitor poderá conhecer melhor a história desse ilustre brasileiro, merecedor de reconhecimento mesmo após quase 150 anos de sua morte, data comemorada em… Leia mais

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