Como Publicar

Política de publicação da Edusp

A avaliação de obras para possível publicação pela Edusp pauta-se pela sua linha editorial, que privilegia trabalhos originais que contribuam para a difusão do conhecimento nas várias áreas do saber e para o enriquecimento do ensino universitário.

Textos de ficção ou poesia só serão publicados se dotados de um aparato crítico que legitimem sua publicação por uma editora universitária.

Obras originadas de trabalhos de conclusão de curso, de monografias de cursos de especialização e de dissertações de mestrado não são aceitas para avaliação pela Edusp, assim como anais de congressos, seminários ou outros eventos semelhantes.

Obras originadas de teses de doutorado e de livre-docência e de relatórios de pós-doutorado devem ser reformuladas pelo autor antes de serem submetidas à apreciação editorial, visando a sua adaptação à publicação como livro e a divulgação para um público amplo. Deve-se adotar um texto mais fluido e mais enxuto no que tange às referências bibliográficas e notas de rodapé, com redação uniforme. Citações e referências extensas, assim como textos excessivamente longos de referencial teórico e metodológico e revisão de literatura, típicos de teses universitárias, deverão ser editados ou eliminados. Trabalhos dessa natureza enviados para avaliação pela Edusp sem a devida reformulação serão imediatamente recusados.

A Edusp poderá publicar coletâneas de vários autores desde que os originais apresentem todos os textos completos, bem como todas as referências dos autores colaboradores. É importante frisar que a obra coletiva deve apresentar uma padronização no que tange à redação dos textos, ao uso de notas bibliográficas e de rodapé, à apresentação dos autores, além de uma disposição equilibrada das contribuições, evitando-se a simples constituição de um mosaico de temáticas afins.

A Edusp poderá avaliar propostas de tradução de obras encaminhadas por professores da Universidade de São Paulo, desde que os títulos contribuam para o ensino superior, preenchendo lacunas ou auxiliando no desenvolvimento de áreas específicas de pesquisa. As propostas de tradução devem ressaltar a importância da obra para a área do conhecimento na qual se enquadre, explicitando sua relevância e justificando a necessidade de sua disponibilização em português.

Solicita-se ao autor, a partir do ato de submissão dos originais, que informe a Edusp se desistir da publicação pela editora ou se submeter os originais a outra casa editorial. Caso seja detectado que a obra foi publicada por qualquer outro meio, incluindo autopublicação em canais digitais, a Edusp encerrará imediatamente o processo de avaliação.

Material para submissão

A apresentação dos originais deve obedecer aos seguintes procedimentos:

  • Entrega de uma cópia impressa da versão definitiva do texto acompanhada de um arquivo pdf equivalente;
  • Apresentação da Proposta de Publicação  devidamente preenchida. No caso de traduções, as informações solicitadas devem ser fornecidas em formulário próprio;
  • Ofício de encaminhamento endereçado ao Conselho Editorial solicitando avaliação do trabalho.

Nesta etapa do processo, não devem ser encaminhados materiais originais (livros, fotos, cromos etc.) que compõem o trabalho, apenas cópias impressas. A Edusp não devolve os originais encaminhados, devendo o autor manter cópias do seu trabalho.

Os proponentes deverão se prontificar, a qualquer momento, a esclarecer dúvidas e/ou realizar reformulações conforme demanda do Conselho Editorial.

Formato do texto

Os originais deverão apresentar o texto com conteúdo definitivo, não sendo aceitos projetos, obras incompletas ou com partes a serem acrescidas/reformuladas posteriormente. A única exceção aceitável, neste caso, será a incorporação posterior de um prefácio.

Para a avaliação de coletâneas, já na submissão da proposta é imprescindível que os textos compilados estejam acompanhados de um sumário e de uma introdução de autoria do organizador que justifique a edição da coletânea em forma de livro e a pertinência de cada um dos textos ao conjunto, explicitando a unidade da publicação. O organizador deve apresentar também autorizações por escrito de todos os colaboradores e responsabilizar-se pelo acompanhamento da produção editorial do livro em todas as suas etapas.

No caso das traduções, para a avaliação, é necessário que a editora receba uma cópia da obra em sua língua original, a qual deve ser acompanhada da tradução, caso já se encontre disponível.

Processo de avaliação

Os originais recebidos pela Edusp que atendam às especificações da editora serão encaminhados para um consultor externo, especialista no assunto, a fim de passarem por uma avaliação de mérito. Após apreciar essa avaliação, o Conselho Editorial tomará a decisão final quanto à publicação da obra. Ressalte-se que os pareceres externos apenas subsidiam a decisão do conselho, não representando, necessariamente, garantia de publicação da obra.

O Conselho reúne-se regularmente a cada dois meses, ou quando julgar oportuno. São três as decisões possíveis: o livro pode ser aprovado definitivamente, o que significa que será uma publicação de exclusiva responsabilidade da Edusp; o livro pode ser aprovado em regime de coedição (neste caso, o autor deverá se encarregar da procura de outra editora para dividir os custos de produção do livro); ou o livro pode ser recusado.

Produção editorial

Após a aprovação da obra, os autores deverão entregar o texto definitivo num prazo máximo de seis meses, adaptando-o às normas de padronização da Edusp, que serão fornecidas caso a obra seja aceita. Com o recebimento dos arquivos finais – texto, imagens e autorizações –, a produção editorial e a publicação serão definidas de acordo com o cronograma da editora.

A composição da obra, incluindo o projeto gráfico e a criação da capa, será de responsabilidade da Edusp, reservando-se o direito de desenvolver e definir o projeto gráfico que julgue mais pertinente.

 

Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas junto à Presidência da Edusp (A/C Carla Fernanda Fontana, editora-assistente) no telefone (11) 3091-4007 ou ainda pelo e-mail: carlaff@usp.br.

Endereço para correspondência

Editora da Universidade de São Paulo
Rua da Praça do Relógio, 109-A – Cidade Universitária
05508-050 – São Paulo – SP – Brasil

Proposta de publicação de obras originais