Brasilianas

José Olympio e a Gênese do Mercado Editorial Brasileiro

  • de Gustavo Alejandro Sorá
Sinopse

Originalmente escrito como tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, este livro propõe uma abordagem diferente ao estudo do mercado editorial brasileiro. Mais do que contar a história da Livraria José Olympio, o autor narra o desenvolvimento e as particularidades desse mercado no Brasil a partir da trajetória do fundador dessa editora, uma das mais importantes figuras da história editorial no Brasil, e também de outras editoras, como a Globo. Com ênfase nas décadas de 1930 e 1950, o livro também analisa aspectos amplos da edição, estabelecendo uma “antropologia” da edição brasileira, ao analisar, por exemplo, coleções como a Documentos Brasileiros e a série Brasiliana, títulos que revelavam a ideologia da época, voltada à construção de uma identidade nacional.

Ficha técnica

R$ 75,00
ISBN 10: 853141122x
ISBN 13: 9788531411229
1ª edição, impressão de 2010

488 páginas
21 x 22 cm
Brochura
Coleção Memória Editorial
Coedição: Com-Arte

Eventos

01 a
10/07
de 2020

[Prorrogada] 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

A Edusp participa do evento oferecendo títulos com 50% de desconto

Mais Eventos

Mais

Lançamento de “Desenvolvimento e Cooperação na América Latina”

Coordenado por Enrique García, o sétimo volume da coleção Cátedra José Bonifácio é lançado no Portal de Livros Abertos

Livro mostra as transformações políticas em São Paulo

Professor de Nova Jersey analisa história pouco explorada do estado de São Paulo

Um arquiteto que sonhou a cidade para os cidadãos

Livro traz textos de arquiteto que põe em xeque o desenvolvimentismo na arquitetura

O dicionário do iluminista que estudou o inferno no século 19

Livro registra o vernáculo ocultista de dois séculos atrás

O naturalista pioneiro que saiu na defesa das florestas

A história de Frei Veloso, missionário, tipógrafo e cientista, é contada em novo livro da Edusp
Mais