Brasilianas

José Olympio e a Gênese do Mercado Editorial Brasileiro

  • de Gustavo Alejandro Sorá
Sinopse

Originalmente escrito como tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, este livro propõe uma abordagem diferente ao estudo do mercado editorial brasileiro. Mais do que contar a história da Livraria José Olympio, o autor narra o desenvolvimento e as particularidades desse mercado no Brasil a partir da trajetória do fundador dessa editora, uma das mais importantes figuras da história editorial no Brasil, e também de outras editoras, como a Globo. Com ênfase nas décadas de 1930 e 1950, o livro também analisa aspectos amplos da edição, estabelecendo uma antropologia da edição brasileira, ao analisar, por exemplo, coleções como a Documentos Brasileiros e a série Brasiliana, títulos que revelavam a ideologia da época, voltada à construção de uma identidade nacional.

Ficha técnica

R$ 75,00
ISBN 10: 853141122x
ISBN 13: 9788531411229
1ª edição, impressão de 2010

488 páginas
21 x 22 cm
Brochura
Coleção Memória Editorial
Coedição: Com-Arte

Eventos

24/06
de 2021

Lançamento de “Uma História da Hungria”

Acontece na quinta-feira, 24/6/2021, o lançamento virtual de "Uma História da Hungria", de László Kontler.

Mais Eventos

Mais

Mostra celebra centenário de Madalena Schwartz

Exposição no IMS Paulista reúne retratos de Ney Matogrosso, Elke Maravilha e Patrício Bisso

Livro reúne textos sobre conceitos e técnicas usadas em negociações internacionais

Esse é o 18º lançamento do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação

Arte de guerrilha

A arte brasileira durante a vigência do AI-5

A biografia das mulheres

Isabelle Anchieta fala sobre suas inspirações para a criação de sua trilogia "Imagens da Mulher no Ocidente Moderno"

Qual é o papel da educação na luta revolucionária?

Autor explora o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa
Mais