O Jornalismo como Gênero Literário

  • de Alceu Amoroso Lima
Sinopse

Tristão de Athayde, pseudônimo de Alceu Amoroso Lima, foi advogado, diplomata, professor, escritor e jornalista. Neste texto, publicado originalmente em 1958, faz uma reflexão sobre as diversas concepções de gênero literário, procurando encontrar um denominador comum entre literatura e produção jornalística, que é caracterizada aqui como prosa de apreciação de acontecimentos. Para o autor, tudo é literatura desde que haja na palavra uma acentuação, uma ênfase no próprio meio da expressão, que é seu valor de beleza. Desse ponto de vista, o caráter social do jornalismo, o senso de atualidade e a objetividade seriam os seus dados diferenciais.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 19,00
ISBN 10: 8531407346
ISBN 13: 9788531407345
2ª edição, impressão de 2009

84 páginas
14 x 21 cm
Brochura
Coleção Clássicos do Jornalismo Brasileiro

Eventos

13 a
22/06
de 2025

Bienal do Livro Rio 2025

A Edusp estará presente na Bienal do Livro Rio 2025, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, das 10h às 21h, no Riocentro, no Rio de Janeiro

Mais Eventos

Mais

Conheça três livros de Pierre Bourdieu publicados pela Edusp

"A Economia das Trocas Linguísticas", "Manet: Uma Revolução Simbólica" e "Microcosmos: Teoria dos Campos" trazem algumas das principais contribuições do autor para as ...

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais
Mais