O Problema da Imprensa

  • de Barbosa Lima sobrinho
Sinopse

Editado pela primeira vez em 1923, esse livro pretende ser uma contribuição à formação dos profissionais de jornalismo, escrita por esse que foi um de seus mais destacados nomes. Barbosa Lima Sobrinho apresenta uma reflexão pioneira sobre a atividade jornalística, examinando as relações da imprensa com a sociedade no país e discorrendo sobre questões fundamentais do trabalho do jornalista, tais como a liberdade de opinião e o seu oposto, a ditadura da opinião, o direito de resposta ou as garantias jurídicas, além de apresentar um painel da atuação da imprensa no Brasil ao longo de sua história. Ainda que decorridos tantos anos desde a primeira publicação da obra, sua análise ainda permanece surpreendentemente atual.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 22,00
ISBN 10: 8531407370
ISBN 13: 9788531407376
4ª edição, impressão de 2009

200 páginas
14 x 21 cm
Brochura
Coleção Clássicos do Jornalismo Brasileiro

Eventos

13 a
22/06
de 2025

Bienal do Livro Rio 2025

A Edusp estará presente na Bienal do Livro Rio 2025, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, das 10h às 21h, no Riocentro, no Rio de Janeiro

Mais Eventos

Mais

Conheça três livros de Pierre Bourdieu publicados pela Edusp

"A Economia das Trocas Linguísticas", "Manet: Uma Revolução Simbólica" e "Microcosmos: Teoria dos Campos" trazem algumas das principais contribuições do autor para as ...

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais
Mais