Jornalistas e Revolucionários

Nos Tempos da Imprensa Alternativa

  • de Bernardo Kucinski
Sinopse

Este livro de Bernardo Kucinski recupera a memória de importante e rico período da imprensa brasileira, o dos jornais ditos alternativos que circularam no país nos anos da ditadura militar. Com base em tese de doutorado defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP, o livro apresenta, em sua primeira parte, um panorama do surto alternativo, distinguindo as várias categorias de jornais e as situações em que foram criados. A seguir, na seção denominada Os Jornalistas, revela a história de vida de alguns dos jornalistas que se confundiram com seus veículos, como O Pasquim, Versus, Coojornal, entre outros. Os grandes jornais revolucionários ligados a partidos ou movimentos políticos, como Opinião, Movimento, Em Tempo, também são analisados na terceira parte do livro. Por fim, o autor incluiu um índice de nomes nesta terceira edição revista e ampliada.

Ficha técnica

R$ 90,00
ISBN 10: 8531416558
ISBN 13: 9788531416552
3ª edição, impressão de 2018

464 páginas
19 x 24 cm
Brochura

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais