A Missão da Imprensa

  • de Carlos Lacerda
Sinopse

Esta verdadeira profissão-de-fé de Carlos Lacerda, jornalista, empresário, político, personagem contraditório na história do país, foi apresentada como palestra na Associação Brasileira de Imprensa. Lacerda expõe a sua visão do jornalismo, destacando os patronos de sua formação no Brasil: Rui Barbosa, de quem sublinha a proposição “o jornalista é o político do povo”, e Alceu Amoroso Lima, “o jornalista é o zelador da comunidade”. Partindo de algumas conceituações do senso comum, o autor vai ampliando a argumentação para discutir os principais problemas envolvidos na atividade jornalística, produzindo ao mesmo tempo um testemunho importante para a história do jornalismo brasileiro.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 25,00
ISBN 10: 8531407354
ISBN 13: 9788531407352
2ª edição, impressão de 2009

92 páginas
14 x 21 cm
Brochura
Coleção Clássicos do Jornalismo Brasileiro

Eventos

13 a
22/06
de 2025

Bienal do Livro Rio 2025

A Edusp estará presente na Bienal do Livro Rio 2025, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, das 10h às 21h, no Riocentro, no Rio de Janeiro

Mais Eventos

Mais

Conheça três livros de Pierre Bourdieu publicados pela Edusp

"A Economia das Trocas Linguísticas", "Manet: Uma Revolução Simbólica" e "Microcosmos: Teoria dos Campos" trazem algumas das principais contribuições do autor para as ...

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais
Mais