A Imprensa e o Dever da Verdade

  • de Rui Barbosa
Sinopse

Escrita em 1920 com o objetivo de chamar a atenção sobre a responsabilidade dos meios de comunicação e contribuir com os serviços de assistência social e educacional, essa conferência revela-se um importante documento das relações entre imprensa e sociedade no Brasil, ao investir contra a corrupção que, segundo Rui Barbosa, tomou a imprensa da época e fazendo um apelo aos princípios éticos que devem nortear a atividade profissional do jornalista, assim como da empresa. Destacando o dever do jornalista de informar sem omissões, o autor reafirma que a imprensa, sendo uma instituição de utilidade pública, significa mais do que somente liberdade individual, que não pode ser suprimida senão para ocultar a ausência das demais liberdades.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 20,00
ISBN 10: 8531407362
ISBN 13: 9788531407369
4ª edição, impressão de 2009

88 páginas
14 x 21 cm
Brochura
Coleção Clássicos do Jornalismo Brasileiro

Eventos

13 a
22/06
de 2025

Bienal do Livro Rio 2025

A Edusp estará presente na Bienal do Livro Rio 2025, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, das 10h às 21h, no Riocentro, no Rio de Janeiro

Mais Eventos

Mais

Conheça três livros de Pierre Bourdieu publicados pela Edusp

"A Economia das Trocas Linguísticas", "Manet: Uma Revolução Simbólica" e "Microcosmos: Teoria dos Campos" trazem algumas das principais contribuições do autor para as ...

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais
Mais