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Música do Brasil Colonial

Música do Brasil Colonial I

Música do Brasil Colonial I

de Régis Duprat e Carlos Alberto Baltazar

Coleção de partituras do século XVIII, contendo peças sacras dos compositores mineiros José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Marcos Coelho Neto, pertencentes ao acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência de Ouro Preto. Transcritas por Carlos Alberto Baltazar e Conceição Resende, num esforço de resgate desse rico período da produção musical brasileira, o volume inclui a Antífona Regina Caeli, o Responsório de Santo Antônio e o Gradual da Ressurreição, de Lobo de Mesquita, e a Ladainha em Ré, de Coelho Neto. No texto de introdução, o musicólogo Régis Duprat faz uma síntese biográfica dos compositores e uma análise das peças, destacando os elementos principais para sua compreensão no contexto estético… Leia mais

Música do Brasil Colonial II

Música do Brasil Colonial II

de Régis Duprat e Carlos Alberto Baltazar

Dando sequência à publicação de partituras restauradas pertencentes ao acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, dentro da série Música do Brasil Colonial, reúnem-se aqui peças dos compositores Lobo de Mesquita (Ladainha em Fá e Gradual Christus Factus Est), Marcos Coelho Neto (Antífona Salve Regina e Antífona Crucem Tuam), Francisco Gomes da Rocha (Spiritus Domini), João de Deus Castro Lobo (Stabat Mater) e José Joaquim da Paixão (Moteto O Vere Christe). As partituras, datadas do final do século XVIII e inícios do século XIX, foram transcritas por Carlos Alberto Baltazar, Maria Alice Volpe, Mary Angela Biason e Régis Duprat, que, com o primeiro, assina o texto de introdução ao volume, comentando as peças e fornecendo notícias biográficas dos… Leia mais

Música do Brasil Colonial III

Música do Brasil Colonial III

de Régis Duprat e Mary Angela Biason

Dando continuidade à proposta da série Música do Brasil Colonial, que apresenta o acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, esta edição reúne partituras do final do século XVIII e início do século XIX. São onze partituras para coro a quatro vozes e instrumentos, que integram a liturgia católica; apenas uma das peças é de cunho profano, para instrumentos de sopro. A coleção faz parte do programa de organização e valorização do acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência, cujo setor de musicologia trabalha na pesquisa, recolha, preservação, catalogação e difusão desse acervo. As obras que integram esta edição foram transcritas por Edilson Vicente de Lima, Lenita W. M. Nogueira, Mary Angela Biason, Paulo Augusto Soares e Régis Duprat, este último, mentor e organizador deste setor do museu. As obras serão gravadas em disco, sob a coordenação do professor Domingos Sávio Lins Brandão, diretor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas… Leia mais

Música do Brasil Colonial IV

Música do Brasil Colonial IV

de Mary Angela Biason e Edilson Vicente de Lima

O quarto volume da coleção Música do Brasil Colonial traz como novidade a transcrição de partituras do repertório da música popular da época, como modinhas, lundus, valsas, polcas, hinos e contradanças, vocais e instrumentais. A vida social com a sonoridade típica, leve e brejeira dos salões elegantes é que vai surgir diante de nós. Naquele período, a corte de Dom João VI veio aqui se instalar. Em meio às emoções de um território que estava pelo menos provisoriamente extrapolando os seus limites de colônia, portugueses e brasileiros construíam as bases de uma sociedade nascente comenta o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, no prefácio. O livro é composto de obras de compositores anônimos, dos mineiros José Felipe Corrêa Lisboa, Lucindo Pereira dos Passos, Manoel Severo Pires de Figueiredo Netto, Vicente Ferreira do Espírito Santo e Justino da Conceição, além de outros nomes conhecidos como o imperador Dom Pedro I, Xisto Bahia e Manoel José… Leia mais

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