Justiça e Contrato

Entre Comutar e Distribuir

  • de Maria Paula Costa Bertran Muñoz
Sinopse

Maria Paula Costa Bertran Mu oz analisa a figura contratual sob as óticas da justiça comutativa e da justiça distributiva. Apresenta os conceitos possíveis de justiça contratual (como justiça comutativa,distributiva e liberalidade), estruturando seu argumento em favor do critério comutativo. Em sua análise, faz uma reconstrução do debate sobre a filosofia do direito privado, especialmente no mundo anglo-saxão, e estabelece um diálogo crítico entre ela e a produção teórica nacional. O pensamento de James Gordley, fonte imprescindível para estudar a relação e a diferenciação entre justiça e distributiva, especialmente no tocante a contratos, assume grande importância na análise da autora. Para Alessandro Hirata, a autora consegue promover um novo olhar não somente para o contrato como também para todo o direito privado, libertando-o das amarras da dogmática jurídica e proporcionando um diálogo histórico e contemporâneo com os conceitos aplicados de justiça.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 38,00
ISBN 10: 8531415209
ISBN 13: 9788531415203
1ª edição, impressão de 2015

264 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção Biblioteca Edusp de Direito

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais