Judiciário e Modernidade

Ordem Jurídica, Tempo, Espaço e Atuação da Justiça

  • de Ricardo Pereira júnior
Sinopse

Neste livro, o autor inicia o estudo do Judiciário nos modelos do Estado liberal e do Estado do bem-estar social, destacando a seguir as novas demandas jurídicas e sociais que desafiam o funcionamento da Justiça. Para ele, por ser estruturado como órgão burocrático, o Judiciário não tem condições de ofertar respostas rápidas, fechando-se em um sistema de castas que não se comunicam e em uma estruturação administrativa centralizada e hierarquizada, que tende ao imobilismo. A solução passa, por um lado, pelo incremento da profissionalização da magistratura, em especial com a valorização do espaço de decisão num ambiente de trabalho independente. Passa também pela flexibilização de sua administração burocrática, por meio da racionalização de seus serviços, visando alcançar a operacionalidade aberta e transparente que atenda os padrões de qualidade e urgência da sociedade moderna, sem prejuízo do viés reflexivo necessário para a produção das decisões judiciais.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 42,00
ISBN 10: 8531416183
ISBN 13: 9788531416187
1ª edição, impressão de 2016

224 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção Biblioteca Edusp de Direito

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais