Alceu Amoroso Lima

Cultura, Religião e Vida Literária

  • de Leandro Garcia Rodrigues
Sinopse

Alceu Amoroso Lima teve inúmeras faces de crítico literário, crítico cultural, professor, ensaísta, teólogo, entre outras , mas a opção de Leandro Garcia Rodrigues neste livro foi a de analisá-lo na sua relação com a religião e com a vida literária, destacando seu papel de crítico do modernismo brasileiro. Inicialmente, o autor analisa a relação de Alceu com a fé religiosa, contextualiza a atuação da Igreja católica no país e sua inserção no meio cultural brasileiro. A seguir, o livro destaca a participação de Alceu Amoroso Lima na vida literária do país e sua relação com a crítica literária católica. Finalizando a obra, o capítulo Tensões Modernistas traz uma abordagem revisionista do processo modernista brasileiro sob a óptica do crítico, no qual Leandro procura comparar as experiências modernistas do Rio de Janeiro e de São Paulo e mostrar as diversas tendências do movimento entre nós.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 42,00
ISBN 10: 8531413674
ISBN 13: 9788531413674
1ª edição, impressão de 2012

232 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção Ensaios de Cultura

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais