Este livro propõe o estudo da percepção musical como uma maneira de desenvolver conhecimento histórico, prática, criatividade, domínio rítmico. O estudo compreende todas as etapas da construção do ouvido musical, que consiste no reconhecimento antecipado de sons produzidos por músicos, seja o instrumentista, cantor, ou compositor. Diversas atividades são apresentadas de maneira clara e progressiva em dezesseis capítulos, através da aplicação de técnicas em um repertório que compreende obras tonais, passando por vários estilos musicais representativos de cada época, possibilitando a expansão para o repertório pós-tonal. Este é o primeiro volume da Série Didático-Musical idealizada e dirigida por Adriana Lopes da Cunha Moreira e Marcos Branda Lacerda, com o objetivo de contribuir para a construção de uma literatura básica didático-musical em língua portuguesa, voltada para a formação de músicos em nível acadêmico e… Leia mais
Tradução da sétima edição do livro Sight Singing Complete, de Maurren Carr e Bruce Benward, esta obra é voltada à prática da leitura cantada à primeira vista (solfejo), partindo de um repertório familiar em direção a um repertório menos comum, o que pode ser observado na inserção de três novas vertentes em relação às edições anteriores: a arte da vocalização, a arte da improvisação e a arte da leitura à primeira vista de partituras com a grade completa. Além disso, também foram acrescentados exemplos dos últimos nove séculos, complementando os já existentes, enquanto exemplos que figuravam nas outras edições foram suprimidos. Entre as novas passagens destacam-se obras como canções de Hildegard von Bingen (século XII), os Vocalises de Alec Wilder e uma Pastorale de Igor Stravinsky. A sétima edição termina com a leitura da partitura completa de Es ist genug! (Já basta!), da Cantata n. 60 de Johann Sebastian… Leia mais
Aproximadamente um quarto da população brasileira está acima do peso, e estudos indicam que a causa é o crescimento da oferta de produtos de baixa qualidade