As Sugestões do Conselheiro

A França em Machado de Assis – Esaú e Jacó e Memorial de Aires

  • de Gilberto Pinheiro Passos
Sinopse

Este estudo de Gilberto Pinheiro Passos, agora reeditado, demonstra a consciência aguda do Conselheiro Aires para o tamanho fluminense das questões locais e nacionais, além de realizar um levantamento minucioso do influxo francês, principalmente, a que recorre o narrador machadiano para tentar dar conta das complexidades e dos problemas vividos pelas personagens. Fica revelado um certo tom menor na empresa narrativa de Aires, o que lhe permite dissonâncias sem preconceitos e também alimentar a ironia e o humor mesmo tratando, como trata, das questões mais graves, tensões, contradições, impasses de toda ordem, herança, dinheiro, inimizades inconciliáveis, amor, morte e, ainda, Abolição e República. A ênfase na fonte francesa revela que o Conselheiro se socorre de escritores contemporâneos e mais antigos, o que revela a fragilidade da literatura brasileira de então, da qual o Conselheiro tem perfeita consciência. Isso supõe, ademais, um programa crítico de Machado de Assis, centrado em seu presente e com olhos no futuro.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 25,00
ISBN 10: 8531410797
ISBN 13: 9788531410796
2ª edição, impressão de 2008

152 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção 100 Anos Machado de Assis
Coedição: Nankin Editorial

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais