Pelo Prisma Russo

Ensaios Sobre Literatura e Cultura

  • de Joseph Frank
  • trad. Paula Cox Rolim e Francisco Achcar
Sinopse

Preocupado em rastrear a gênese do processo criativo de Dostoiévski, o autor de sua mais famosa biografia mergulhou em um vasto universo literário, o que resultou na compreensão profunda da literatura e da história da Rússia. Frank faz do interesse pela obra de Dostoiévski, que forma o núcleo principal dessa coletânea, uma espécie de filtro através do qual se pode ver diferentes imagens da cultura russa, com temas que se irradiam do século XIX até os dias atuais, como no fascinante ensaio De Gógol ao Gulag. Dessa perspectiva, os demais ensaios do livro analisam as ideias centrais de teóricos e escritores como Mikhail Bakhtin, Roman Jakobson, Vladímir Nabokov e Nikolai Leskov e também as teses políticas de Bakunin ou Herzen, entre outros, com um olhar que pretende dar conta tanto das influências ocidentais sobre o pensamento russo como de sua difusão no Ocidente.

Ficha técnica

R$ 26,00
ISBN 10: 8531400554
ISBN 13: 9788531400551
1ª edição, impressão de 1992

280 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção Ensaios de Cultura

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais