Narradores de Machado de Assis

A Seriedade Enganosa dos Cadernos do Conselheiro (Esaú e Jacó e Memorial de Aires) e a Simulada Displicência das Crônicas (Bons Dias e A Semana)

  • de Gabriela Kvacek Betella
Sinopse

Gabriela Kvacek Betella empreende uma análise dos pontos de vista dos narradores das crônicas escritas por Machado de Assis a partir de 1880, identificando-os com os narradores de seus romances memorialistas em primeira pessoa, sem esquecer da importância do narrador em terceira pessoa. A autora traça os aspectos de ambos os narradores e do programa de trabalho machadiano, voltado para o cuidado estético e historiográfico. Estuda, além disso, a identificação entre crônica e memória, principiando pelos romances memorialistas Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908), esquadrinhando, em seguida, as crônicas de Bons Dias! (1888-1889) e A Semana (1914). Panorama das últimas publicações da obra machadiana, o livro traz importantes considerações sobre o papel da crônica em Machado de Assis, como a identificação crônica-memória, e mostra como seu estudo é uma importante ferramenta para investigação da crônica contemporânea.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 35,00
ISBN 10: 8531410398
ISBN 13: 9788531410390
1ª edição, impressão de 2007

240 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção 100 Anos Machado de Assis
Coedição: Nankin Editorial

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais