Literatura Europeia e Idade Média Latina

  • de Ernest Robert Curtius
  • trad. Teodoro Cabral e Paulo Rónai
Sinopse

Em meio aos destroços europeus da Segunda Guerra Mundial, Ernst Curtius construiu esta grande obra de recuperação humanística. Publicado em 1948, o livro logo se transformou num clássico dos estudos literários, com suas análises centradas na literatura medieval mas recuando a Homero e estendendo-se até Goethe que são exemplos de uma erudição excepcional, além de terem difundido a idéia de uma continuidade entre as heranças culturais greco-romanas e renascentistas. Examinando, ao longo de vários séculos de produção literária, a ocorrência de topoi como o do mundo às avessas ou o da deusa natura; metáforas náuticas, de alimentos e de partes do corpo; motivos como o do heroísmo, da paisagem ideal, do livro como símbolo ou da literatura como educação, entre muitos outros temas, Curtius constitui, nas palavras de Segismundo Spina, a defesa mais penetrante, mais séria e mais fundamentada que se fez até hoje da Filologia .

ver sumário

Ficha técnica

R$ 160,00
ISBN 10: 8531414245
ISBN 13: 9788531414244
3ª edição, impressão de 2013

816 páginas
18 x 25,5 cm
Brochura
Coleção Clássicos

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais