Coleção
Música do Brasil Colonial

Música do Brasil Colonial I
Coleção de partituras do século XVIII, contendo peças sacras dos compositores mineiros José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Marcos Coelho Neto, pertencentes ao acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência de Ouro Preto. Transcritas por Carlos Alberto Baltazar e Conceição Resende, num esforço de resgate desse rico período da produção musical brasileira, o volume inclui a Antífona Regina Caeli, o Responsório de Santo Antônio e o Gradual da Ressurreição, de Lobo de Mesquita, e a Ladainha em Ré, de Coelho Neto. No texto de introdução, o musicólogo Régis Duprat faz uma síntese biográfica dos compositores e uma análise das peças, destacando os elementos principais para sua compreensão no contexto estético… Leia mais

Música do Brasil Colonial II
Dando sequência à publicação de partituras restauradas pertencentes ao acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, dentro da série Música do Brasil Colonial, reúnem-se aqui peças dos compositores Lobo de Mesquita (Ladainha em Fá e Gradual Christus Factus Est), Marcos Coelho Neto (Antífona Salve Regina e Antífona Crucem Tuam), Francisco Gomes da Rocha (Spiritus Domini), João de Deus Castro Lobo (Stabat Mater) e José Joaquim da Paixão (Moteto O Vere Christe). As partituras, datadas do final do século XVIII e inícios do século XIX, foram transcritas por Carlos Alberto Baltazar, Maria Alice Volpe, Mary Angela Biason e Régis Duprat, que, com o primeiro, assina o texto de introdução ao volume, comentando as peças e fornecendo notícias biográficas dos… Leia mais

Música do Brasil Colonial III
Dando continuidade à proposta da série Música do Brasil Colonial, que apresenta o acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, esta edição reúne partituras do final do século XVIII e início do século XIX. São onze partituras para coro a quatro vozes e instrumentos, que integram a liturgia católica; apenas uma das peças é de cunho profano, para instrumentos de sopro. A coleção faz parte do programa de organização e valorização do acervo de manuscritos musicais do Museu da Inconfidência, cujo setor de musicologia trabalha na pesquisa, recolha, preservação, catalogação e difusão desse acervo. As obras que integram esta edição foram transcritas por Edilson Vicente de Lima, Lenita W. M. Nogueira, Mary Angela Biason, Paulo Augusto Soares e Régis Duprat, este último, mentor e organizador deste setor do museu. As obras serão gravadas em disco, sob a coordenação do professor Domingos Sávio Lins Brandão, diretor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas… Leia mais

Música do Brasil Colonial IV
O quarto volume da coleção Música do Brasil Colonial traz como novidade a transcrição de partituras do repertório da música popular da época, como modinhas, lundus, valsas, polcas, hinos e contradanças, vocais e instrumentais. A vida social com a sonoridade típica, leve e brejeira dos salões elegantes é que vai surgir diante de nós. Naquele período, a corte de Dom João VI veio aqui se instalar. Em meio às emoções de um território que estava pelo menos provisoriamente extrapolando os seus limites de colônia, portugueses e brasileiros construíam as bases de uma sociedade nascente comenta o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, no prefácio. O livro é composto de obras de compositores anônimos, dos mineiros José Felipe Corrêa Lisboa, Lucindo Pereira dos Passos, Manoel Severo Pires de Figueiredo Netto, Vicente Ferreira do Espírito Santo e Justino da Conceição, além de outros nomes conhecidos como o imperador Dom Pedro I, Xisto Bahia e Manoel José… Leia mais