Os Arquitetos da Poli

Ensino e Profissão em São Paulo

Capa de Os Arquitetos da Poli Obra Premiada
  • de Sylvia Ficher
Sinopse

Estudo histórico sobre o ensino de Arquitetura na primeira instituição que ofereceu a especialização em São Paulo a Escola Politécnica e sobre a influência do ensino na atuação dos arquitetos paulistanos. A autora realizou extensa pesquisa para compor este quadro que busca estabelecer relações econômicas, políticas e sociais entre formação institucional e atividade profissional. Temas como o mercado de trabalho, atuação profissional e organização da profissão, estética e pensamento arquitetônico, pensamento urbanístico, aspectos legais do ensino superior, da profissão, entre outros, são tratados neste volume, ricamente ilustrado com reproduções de projetos e plantas, muitas delas inéditas ou pouco conhecidas. São apresentadas ainda as biografias profissionais de todos os professores de Arquitetura e de todos os arquitetos diplomados pela Politécnica, dos quais podemos mencionar Ramos de Azevedo, Victor Dubugras, Alexandre Albuquerque, Vilanova Artigas e Luís Saia, entre os mais conhecidos.

Ficha técnica

R$ 212,00
ISBN 10: 8531408733
ISBN 13: 9788531408731
1ª edição, impressão de 2005

416 páginas
23,6 x 28 cm
Capa dura
Coleção USP 70 anos

Prêmio
Prêmio VI BIAU
Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo
Publicação - Livro
Sylvia Fischer

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais