Coleção
Artistas da USP

Alex Flemming
Na minha obra, desde o início, isto é, desde as gravuras dos anos de 1970, não me preocupo com a repetição e sim com a possibilidade de mutação dentro de um mesmo ângulo, dentro de um mesmo código genético. A meu ver, minhas obras são como parentes, irmãos e irmãs, primos e primas, tios, sobrinho distante: todos advêm de uma mesma matriz, mas cada qual tem outra cor, outro tamanho, outro tratamento formal, outra plasticidade. Com essas observações acerca de seu processo criativo, Alex Flemming evidencia um dos aspectos importantes de suas obras, destacado neste livro: a constante experimentação, a reelaboração de objetos conferindo-lhes novo significado. As obras de Flemming reunidas neste volume mostram esse processo do artista nos anos iniciais de sua carreira, de 1978 a 1987, destacando o uso da fotografia, especialmente a fotogravura, como elemento importante do seu… Leia mais

Ana Calzavara
O volume 23 da coleção Artistas da USP apresenta o trabalho de Ana Calzavara, desde a sua graduação em artes plásticas, entre 1990 e 1994, passando por um período de formação em ateliês até a sua produção mais recente. São 165 obras, realizadas em distintas linguagens visuais e com expressividades específicas, mas que têm parentescos e influências recíprocas. Trata-se de pinturas, gravuras, desenhos e fotografias em torno de temas relativos à concepção do espaço e suas ambiguidades; sobreposições, recortes, espelhamentos, transparências, reflexos imagens imprecisas e difusas que são percebidas em determinada paisagem, território empírico e fonte básica da experiência da artista. Acompanham o livro textos de Claudio Mubarac, Cauê Alves e Alberto Martins, além de uma entrevista da artista a Fabrício… Leia mais

Atílio Avancini
As sessenta imagens apresentadas neste livro são expressões do olhar instantâneo. Imperceptível à visão humana, a técnica do flagrante permite congelar imagens fotográficas em frações decimais ou centesimais de um único segundo. A principal característica desses registros consiste em flagrar transeuntes, mais especificamente a dinâmica de pessoas, tendo como pano de fundo o espaço público lugar de encontro por excelência. A ligação entre o instantâneo e a vida urbana produz um tipo idiossincrático de fotografia, cuja semântica ajuda a entender o sentido de muitas práticas do cotidiano. Esse esforço de apreensão instantânea ao mesmo tempo de lentos processos históricos e de uma perspectiva que, comentando-os, desvela a si mesma é o que mais impressiona neste trabalho de Atílio Avancini, convidando-nos para o muito que ainda há para ser… Leia mais

Claudio Mubarac
Reunião de parte da produção do gravurista, a partir de 1989, quando ele passa a investigar as estruturas internas do corpo humano, estabelecendo uma estreita ligação entre a técnica e o assunto em foco. Apresentado por Evandro Carlos Jardim, o volume traz ainda textos de Tadeu Chiarelli e Sônia Salzstein, que chamam a atenção para “o empenho de Mubarac em extrair da linha este misto de despojamento e determinação, que fariam dela uma grandeza puramente expressiva”, destacando também “a maneira singular com que ele acaba por revelar o tema do corpo, tema problemático no universo da arte… Leia mais

Daniel Albernaz Acosta
O trabalho desse jovem e irrequieto artista gaúcho inclui peças em argila, gesso, cimento, madeira compensada ou fórmica, mas também outras modalidades como desenho, fotografia e vídeo. Em todas elas revela-se uma linguagem marcada pela ironia, de que fazem parte títulos como Remonalisa ou Fonte Púbis. No texto de abertura, o crítico Tadeu Chiarelli ressalta que Daniel Acosta “na busca de explicitar seu percurso de maneira radical, deixou fluir através de índices precisos as referências básicas de seu ‘instinto’ criativo, fazendo com que as imagens de vários objetos que vêm compondo sua obra se transformassem em outra obra. O livro se assemelha mais a, ou, na verdade, é um organismo. Um… Leia mais

Ermelindo Nardin
O décimo oitavo volume da coleção Artistas da USP é dedicado à obra de Ermelindo Nardin. É composto de quatro ensaios e uma entrevista com o artista, os quais dialogam entre si e com as reproduções que integram o livro, selecionadas pelo próprio artista, e permitem uma melhor compreensão de sua obra. A entrevista é datada de 2001, ano em que expôs uma seleção de suas gravuras no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e foi revista pelo próprio artista para integrar este volume. Segue-a um ensaio de Mayra Laudanna, organizado através de recortes temporais que evidenciam as mudanças na produção da sua obra e as pesquisas técnicas relativas às três artes, pintura, gravura e desenho. A partir desses dois ensaios, o escrito e o visual, chega-se aos dois seguintes, de Leon Kossovitch, os quais privilegiam viragens na arte de Nardin, em especial de 1996 e a de 2006, sem desprezar outras, as quais constroem os conceitos desses… Leia mais

Eugênia Gabriela
Este novo volume da coleção Artistas da USP apresenta o trabalho de Eugênia Gabriela, composto de fragmentos de uma realidade que, muitas vezes, passa despercebida em nosso cotidiano. As fotografias foram produzidas entre os anos de 2006 e 2012 nos municípios de Guimarânia, Patrocínio, Uberlândia, Holambra, Ribeirão Preto, São Paulo e Cabo Frio. Wagner Souza e Silva, no texto de apresentação do livro, observa: há fotógrafos que parecem ter consciência dessa postura que é própria do ato. Sem o objetivo de estabelecer conceitos ou construir discursos suplantados pelo império do verbo, produzem imagens que reforçam o potencial questionador presente nos caracteres silencioso e consentido de suas fotografias. Imagens que, dadas a simplicidade e serenidade que portam, revelam a insuficiência do verbo para garantir-lhes… Leia mais

Feres Lourenço Khoury
Segundo Renina Katz, “com Feres Khoury a gravura brasileira continua garantindo o alto nível pelo qual é reconhecida no mundo inteiro”. Optando pela calcografia, ao voltar-se para a gravura em metal, a partir de 1991, o artista desenvolve um trabalho rigoroso com escalas de luz e sombra, em que sobressaem signos arquitetônicos, restos de desenhos, vestígios avulsos como num palimpsesto de imagens. “Valorizando a ponta-seca, dela Khoury extrai signos mínimos, ora os da mais sumária geometria, ora os de desenhos não menos resumidos Abstraídos de suas fontes escritas, os signos são visualmente mínimos e máximos são os seus significados” (Leon Kossovitch e Mayra Laudanna, Gravura: Arte Brasileira do Século… Leia mais

Francisco Maringelli
A cidade transfigurada, personagens urbanos, animais, objetos, manequins, caixa de ferramentas, utensílios domésticos, nus femininos e suas interpretações em gesso e cera, autorretratos etc. frequentam a produção gráfica de Francisco Maringelli desde o início da década de 1980, às vezes, reunindo-se sob a forma de séries tituladas, outras, correndo dentro de álbuns ou sob a forma de cartazes e volantes que lhe anunciam com o mesmo teor gráfico as próprias exposições. Este livro apresenta um conjunto de xilogravuras e linóleos produzidos pelo artista ao longo de quase trinta anos de trabalho, acompanhados de texto de Luiz Armando Bagolin e uma longa entrevista com o autor, na qual comenta sua trajetória pessoal e seu processo artístico, e afirma sua preocupação com a síntese formal em seu trabalho… Leia mais

Hélio Vinci
Série de xilogravuras e trabalhos em nanquim sobre papel, sempre partindo de imagens da cidade, mas com uma liberdade de tratamento em que os princípios de representação claramente cedem espaço à construção plástica. Refletindo sobre sua produção, Hélio, que também é arquiteto, diz: “Se o processo constitutivo da realidade urbana se dá por adição de desenho e matéria, nessas cidades imaginárias a subtração da matéria se aproxima de um pensamento arqueológico revelador daquilo que está oculto sob alguma… Leia mais