Técnicas Computacionais para Dinâmica dos Fluidos

Conceitos Básicos e Aplicações

  • de Armando de Oliveira Fortuna
Sinopse

Os fluidos em movimento estão presentes em toda a natureza e suas características, por vezes extremamente complexas, têm sido objeto de estudo, desde os tempos mais remotos, por meio de análises teóricas – em geral, insuficientes – e de métodos experimentais, como ensaios em túneis de vento. Aqui o autor dá a conhecer uma terceira alternativa para a consecução desse exame: a simulação numérica. Conseqüência do advento do computador digital, essa área do conhecimento denominou-se dinâmica de fluidos computacional (DFC) e já vem sendo utilizada em pesquisas nas áreas de medicina, meteorologia e engenharias civil, aeronáutica e mecânica, entre outras. Por seu caráter introdutório, o livro trata de escoamentos de fluidos incompressíveis, no regime laminar e em malhas uniformes, permitindo que o leitor se concentre nos conceitos e nas técnicas numéricas básicas, proporcionando a necessária experiência para o tratamento de simulações mais elaboradas.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 74,00
ISBN 10: 8531413735
ISBN 13: 9788531413735
2ª edição, impressão de 2020

552 páginas
19,5 x 27 cm
Brochura
Coleção Acadêmica

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais