Planejamento e Zoneamento

São Paulo, 1947-1972

  • de Sarah Feldman
Sinopse

Sarah Feldman faz uma reconstrução histórica do urbanismo paulistano no período de 1947 a 1972, a partir das estratégias utilizadas pela administração municipal durante uma fase de intensas transformações do parque industrial brasileiro. Em sua análise, a autora procura desvendar o processo de construção do zoneamento urbano em São Paulo, detectando o momento em que passa a ser praticado de forma sistemática na administração municipal. O processo é recuperado do ponto de vista da elaboração e aprovação de leis, mostrando os interesses aos quais atende, e as áreas da cidade atingidas pelas mudanças, além das instituições criadas para sua gestão. Contrariamente ao planejamento inicial, que no período analisado não ultrapassa a esfera das ideias e restringe-se à demanda de técnicos e especialistas, o zoneamento se constrói socialmente, e se configura como um instrumento de aplicação efetiva e em contínuo processo de transformação.

Ficha técnica

R$ 64,00
ISBN 10: 8531408482
ISBN 13: 9788531408489
1ª edição, impressão de 2005

312 páginas
16 x 23 cm
Brochura

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais