A Urbanização Brasileira

  • de Milton Santos
Sinopse

Milton Santos analisa nesta obra as características do crescimento urbano no Brasil, tendo os processos sociais, econômicos e territoriais como os instrumentos centrais de análise. O autor mostra a reorganização do território e identifica os elementos de estruturação do espaço, evidenciando uma tendência de desmetropolização das cidades brasileiras, em oposição ao fenômeno de metropolização dominante até meados dos anos de 1980, responsável pela fragmentação territorial. Para dar conta das mudanças, deve-se tentar propor uma pequena teoria da urbanização brasileira como processo, como forma e como conteúdo dessa forma. Sua análise criativa e perspicaz faz do livro uma peça-chave para a compreensão da urbanização que, segundo ele, ao adquirir um maior grau de complexidade com o passar dos anos, não pode mais ser explicada pelos sistemas clássicos.

Ficha técnica

R$ 36,00
ISBN 10: 8531408601
ISBN 13: 9788531408601
5ª edição, impressão de 2020

176 páginas
14 x 21 cm
Brochura
Coleção Milton Santos

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais