A Leitora Clarice Lispector

  • de Ricardo Iannace
Sinopse

“Estou à procura de um livro para ler. É um livro todo especial. Eu o imagino como a um rosto sem traços. Às vezes estou à procura de um texto que eu mesma escreveria.” Quais os livros que influenciaram Clarice Lispector, autora dessa declaração, na composição de sua obra? O que terão lido a escritora, que se dizia “má leitora”, e suas personagens? Este estudo revela que ela apreciava, entre outros, Katherine Mansfield, Oscar Wilde, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Dostoiévski. Ricardo Iannace, porém, vai além da simples pesquisa de fontes, estabelecendo combinações entre autores e obras, personagens e críticos que esboçam uma preciosa poética da leitura, na qual o roteiro das leituras de Clarice ligadas aos temas da morte, da solidão e da angústia desemboca na análise comparativa entre sua obra e as de seus pares.

Ficha técnica

R$ 38,00
ISBN 10: 8531406080
ISBN 13: 9788531406089
1ª edição, impressão de 2001

224 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção Ensaios de Cultura

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais