Escravidão e Morte Social

Um Estudo Comparativo

  • de Orlando Patterson
  • trad. Fábio Duarte Joly
Sinopse

Estabelecida firmemente em sociedades primitivas ou em grandes centros de civilização, a escravidão sempre foi associada ao desenvolvimento de economias avançadas e à emergência de ideais e crenças da tradição ocidental, como os conceitos de liberdade e propriedade. Neste livro, Patterson busca compreender a escravidão pela definição e análise de sua natureza e dinâmica e das estruturas que a sustentavam. O autor faz um estudo comparativo entre sociedades com escravos, fala de suas relações de poder internas e dos modos de aquisição e libertação de escravos, demonstrando a forte ligação entre escravidão e liberdade. No livro, procura acabar com problemas gerados pela interpretação anacrônica da história, em especial da escravidão, descartando falsas opiniões, propiciando um melhor entendimento da essência e dinâmica da escravidão, assim como do conceito de liberdade a ela relacionado.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 79,00
ISBN 10: 8531409292
ISBN 13: 9788531409295
1ª edição, impressão de 2008

544 páginas
15,5 x 23 cm
Brochura
Coleção Ponta

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais