O Dilema da Pesquisa

Um Modelo para Iniciantes

  • de Luciene Cury
Sinopse

O objetivo deste livro é o de registrar as orientações dadas para elaboração de projetos de pesquisa aos alunos de graduação na disciplina Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação. Inicialmente, discute-se a necessidade de se definir a vertente epistemológica de que derivam as teorias, os conceitos e fatos fundamentais para a pesquisa que se pretende realizar dentro da universidade. Esta tem hoje novas responsabilidades, no sentido de preparar-se para transformar a cena pedagógica, abrindo-se para o exterior, com cuidado, para não estar a serviço de qualquer interesse. A seguir, aborda as questões mais específicas da elaboração de um projeto de pesquisa, passando pelas fontes de financiamento, pelo processo de avaliação dos cientistas, e em entrevistas com pesquisadores. Complementando o texto, apresenta-se uma seleção de trabalhos desenvolvidos por alunos da disciplina, bem como uma série de resenhas de obras escolhidas pra melhor demonstrar o que se pretendeu elucidar.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 26,00
ISBN 10: 8531409616
ISBN 13: 9788531409615
1ª edição, impressão de 2010

152 páginas
14 x 21 cm
Brochura
Coleção Campi

Eventos

16/09
de 2020

Lançamento de “Sobre os Primórdios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP”

Acontece na quarta-feira, 16/9/2020, o lançamento e o debate virtual de "Sobre os Primórdios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP", organizado por Walnice Nogueira Galvão.

Mais Eventos

Mais

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.

Trabalhadores humanitários e o legado de Sérgio Vieira de Mello

Trajetória de Sérgio ilumina possibilidades da ação humanitária e o terreno como lugar dos direitos humanos

“Não há evolução sem ruptura”

Entrevista com Alex Flemming, pintor, escultor e gravador

É verdade que nevou em São Paulo em 1918?

No caderno de visitas da famosa garçonnière mantida pelo escritor Oswald de Andrade na Rua Líbero Badaró, apelidada de "covil da rua Líbero", há a referência de que nevou ...
Mais