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Música Brasileira

Canções para Voz e Piano (The Song for Voice and Piano)

Canções para Voz e Piano (The Song for Voice and Piano)

de Alberto Nepomuceno e Dante Pignatari

As canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno (1864-1920) são um dos mais importantes fundamentos da música brasileira do século XX, observa Dante Pignatari, o editor dessa seleção. Segundo ele, a trajetória delineada pelas canções de Nepomuceno revela um propósito claramente definido: a criação de uma música brasileira. A relação íntima que se estabelece entre texto e música numa canção faz com que o idioma inevitavelmente molde a melodia. Nepomuceno nacionaliza a música utilizando sistematicamente textos em português em suas canções, e nesse exercício vai flexionando as tradições musicais e cria o primeiro cancioneiro erudito brasileiro. Este volume oferece aos intérpretes e estudiosos da música brasileira uma edição moderna das canções para voz com acompanhamento de piano do compositor. Algumas canções são publicadas pela primeira vez, como Epitalâmio, extraída de manuscritos… Leia mais

Obras Originais para Coro a Cappella

Obras Originais para Coro a Cappella

de Camargo Guarnieri e Déborah Rossi

Este volume da coleção Música Brasileira disponibiliza ao público onze partituras de Camargo Guarnieri, editadas e recuperadas por Déborah Rossi graças a esmerado trabalho filológico-musical que permitiu, inclusive, a recuperação de uma peça antes considerada inacabada. Entre as peças, dez sofreram pequenas alterações como, por exemplo, a inserção de pausas, pequenas correções de texto, inserção de ligaduras ou pontos de aumento. Todas as alterações estão citadas ao final de cada partitura para que o leitor possa melhor situá-las e, eventualmente, comparar com outras cópias. Déborah também comenta algumas peculiaridades e aspectos musicais desse compositor que soube tão bem expressar o espírito brasileiro. Trata-se de um importante passo no trabalho de preservação de nosso patrimônio… Leia mais

Quarteto em Sol Maior Opus 26

Quarteto em Sol Maior Opus 26

de Henrique Oswald

Composto em 1898 e apreciado por Camille Saint-Saëns, por ocasião de sua viagem ao Brasil no ano seguinte, o Quarteto em Sol Maior Opus 26, para piano, violino, viola e violoncelo, permanecia inédito até esta edição. Assim como em diversas outras de suas obras de câmara, Henrique Oswald privilegia nessa peça o seu instrumento de eleição, o piano. A edição crítica do Quarteto dentro da coleção Música Brasileira, que segue critérios filológicos rigorosos traz em separado as partituras individuais de cada instrumento e foi preparada pelo pianista e professor José Eduardo Martins, com base em cinco manuscritos, dois deles autógrafos, doados pelos familiares do compositor ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da… Leia mais

Matinas e Vésperas de Sábado Santo

Matinas e Vésperas de Sábado Santo

de Manuel Dias de Oliveira e Maurício Dottori

Este é o segundo volume da coleção Música Brasileira, dirigida por Lorenzo Mammì, que traz ao público obras significativas de diferentes momentos da música no Brasil. Os manuscritos de Matinas e Vésperas de Sábado Santo foram restaurados por Maurício Dottori, obedecendo a critérios filológicos rigorosos. Trata-se de uma das poucas peças cuja autoria é atribuída com certeza a Manoel Dias de Oliveira (1735-1813), o compositor mineiro a quem o maior número de falsas atribuições têm sido feitas, e cuja biografia ainda apresenta várias lacunas. Embora incompletos falta a parte de soprano, de segundo violino e de trompas esses manuscritos, conservados no arquivo da Escola de Comunicações e Artes da USP, representam um documento de extremo valor para a história da música brasileira do período… Leia mais

Missa a Cinco Vozes

Missa a Cinco Vozes

de André da Silva Gomes e Régis Duprat

O meio editorial brasileiro é pobre em edições criteriosas de partituras antigas, lacuna que a coleção Música Brasileira procura cobrir, trazendo a público obras significativas de diferentes momentos da história da música no Brasil. A Missa a Cinco Vozes, de André da Silva Gomes (1752-1844), datada do último quartel do século XVIII, pertence ao período de plena maturidade do autor, quando sua dedicação às atividades de mestre de capela na Sé de São Paulo era integral. Dividida em onze segmentos, entre eles duas fugas, a peça situa-se num estilo intermediário entre o barroco e o classicismo. O manuscrito que chegou até nossos dias é de autoria de Manuel José Gomes, pai do autor de O Guarani, fazendo parte do Arquivo Carlos Gomes, em… Leia mais

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