Narradores de Machado de Assis

A Seriedade Enganosa dos Cadernos do Conselheiro (Esaú e Jacó e Memorial de Aires) e a Simulada Displicência das Crônicas (Bons Dias e A Semana)

  • de Gabriela Kvacek Betella
Sinopse

Gabriela Kvacek Betella empreende uma análise dos pontos de vista dos narradores das crônicas escritas por Machado de Assis a partir de 1880, identificando-os com os narradores de seus romances memorialistas em primeira pessoa, sem esquecer da importância do narrador em terceira pessoa. A autora traça os aspectos de ambos os narradores e do programa de trabalho machadiano, voltado para o cuidado estético e historiográfico. Estuda, além disso, a identificação entre crônica e memória, principiando pelos romances memorialistas Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908), esquadrinhando, em seguida, as crônicas de Bons Dias! (1888-1889) e A Semana (1914). Panorama das últimas publicações da obra machadiana, o livro traz importantes considerações sobre o papel da crônica em Machado de Assis, como a identificação crônica-memória, e mostra como seu estudo é uma importante ferramenta para investigação da crônica contemporânea.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 35,00
ISBN 10: 8531410398
ISBN 13: 9788531410390
1ª edição, impressão de 2007

240 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coleção 100 Anos Machado de Assis
Coedição: Nankin Editorial

Eventos

26 a
30/11
de 2025

27ª Festa do Livro da USP

Entre 26 e 30 de novembro acontece a 27ª edição da tradicional Festa do Livro da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

As proteções e as restrições aos direitos fundamentais em obra de Virgílio Afonso da Silva

“Direitos Fundamentais: Conteúdo Essencial, Restrições e Eficácia” analisa o alcance dos direitos fundamentais, bem como sua interpretação na jurisprudência do Brasil

Fernando Novais reflete sobre a história do Mediterrâneo segundo Braudel

Em entrevista exclusiva, o historiador brasileiro examina a obra de Fernand Braudel, com destaque para o celebrado "O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na Época de Filipe II"

Mitologia como espelho da sociedade medieval pela obra de Hilário Franco Júnior

A trilogia “Ensaios de Mitologia Medieval” revela o impacto do período medieval em fenômenos sociais que duram até os dias de hoje

O cotidiano como patrimônio em moradias sociais

Flávia Brito do Nascimento, em obra recém-lançada pela Edusp, analisa as dimensões patrimoniais, materiais e memoriais dos conjuntos residenciais de operários em São Paulo

Autora explora a pluralidade do romantismo brasileiro em dois livros

Entrevistada pela Edusp, Cilaine Alves Cunha analisa a obra de seis autores românticos que marcaram a literatura do Brasil
Mais