As Modinhas do Brasil

  • de Edilson Vicente de Lima
Sinopse

A modinha brasileira, canção lírica originária da segunda metade do século XVIII, é descendente direta da moda portuguesa. Juntamente com o lundu, faz parte das raízes de nossa música, sobretudo aquela produzida nos centros urbanos. Este livro apresenta a importante coleção “Modinhas do Brasil”, escritas para duas vozes e instrumento acompanhante, cujo manuscrito pertence à Biblioteca da Ajuda de Lisboa. De autoria anônima, as trinta canções possuem características rítmicas populares, fornecendo uma via de acesso ao ambiente musical da vida cotidiana do período. A reprodução fac-similar do manuscrito e a transcrição das partituras vêm precedidas de análises melódica, harmônica, rítmica e prosódica do material. A edição inclui um CD com a gravação das canções, realizada especialmente para esta edição.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 100,00
ISBN 10: 8531406099
ISBN 13: 9788531406096
1ª edição, impressão de 2001

280 páginas
21 x 28 cm
Brochura
Coleção Estante USP - Brasil 500 Anos

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais