À Margem dos 500 Anos

Reflexões Irreverentes

  • org. Maria Ligia Coelho Prado e Diana Gonçalves Vidal
Sinopse

Síntese dos debates travados nos seminários de mesmo nome, este livro reúne perspectivas diametralmente opostas às das comemorações oficiais pelos 500 anos da chegada dos portugueses às terras brasileiras, em ensaios e depoimentos de autores como Antonio Candido, Olgária Matos, Luiz Tatit, Laura de Mello e Souza, entre outros. A chegada dos europeus na América gerou questões polêmicas que continuam vivas até hoje no debate acerca da globalização. Alguns dos temas que organizam os ensaios são justamente Cultura Nacional e Internacionalização e Presente e Passado . Outros núcleos tratam da exclusão social e dos desafios da educação, em todos os níveis e sob vários aspectos, como o papel da universidade, a educação indígena, a formação profissional e as políticas públicas.

Ficha técnica

R$ 56,00
ISBN 10: 8531406536
ISBN 13: 9788531406539
1ª edição, impressão de 2002

264 páginas
17 x 25 cm
Brochura
Coleção Estante USP - Brasil 500 Anos

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais