Messianismo e Milenarismo no Brasil

  • org. João Baptista Borges Pereira e Renato da Silva Queiroz
Sinopse

Esta coletânea de artigos reúne as contribuições de diferentes pesquisadores sobre as variadas mobilizações sociorreligiosas de feições messiânicas ou milenaristas ocorridas no Brasil em diferentes épocas. As contribuições foram originalmente publicadas numa edição temática especial da Revista USP, à exceção do artigo de Gladson Pereira da Cunha, aqui incluído. Os textos investigam os messianismos e os milenarismos na pluralidade do campo religioso brasileiro e nas fronteiras delimitadas pelo seu cenário multiétnico. Nessa medida, as cosmovisões aqui consideradas procedem do catolicismo e do protestantismo e se completam com o texto de Julio Cezar Melatti sobre o universo mítico indígena. Os textos oferecem informações e contribuições teóricas sobre esses complexos episódios sociorreligiosos, aparentemente irracionais, mas que ainda despertam ampla atenção da mídia e desafiam a compreensão dos estudiosos.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 52,00
ISBN 10: 8531415195
ISBN 13: 9788531415197
1ª edição, impressão de 2015

280 páginas
16 x 24 cm
Brochura

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais