Entre Sociólogos

Versões Conflitivas da Condição de Sociólogo na USP dos Anos 1950-1960

  • de Carolina Pulici
Sinopse

Este livro reconstitui a experiência universitária paulista das décadas de 1950 e 1960 para investigar as condições sociais e institucionais da disputa entre ideais divergentes na prática sociológica. Examina sob vários ângulos as divergências acadêmicas que ocorriam entre os sociólogos da USP, entre eles, Roger Bastide, Ruy Coelho, Florestan Fernandes e muitos outros, o mais brilhante conjunto de cientistas sociais que a universidade brasileira reuniu a um só tempo. A reconstituição das disputas acadêmicas permite observar que elas remetiam também a polarizações inerentes ao processo de transformação da sociedade brasileira, enriquecendo muito o alcance do trabalho. A leitura do livro traz novas possibilidades de análise acerca das tendências da sociologia contemporânea e as vocações consagradas e renegadas na complexidade atual do campo disciplinar.

Ficha técnica

R$ 52,00
ISBN 10: 8531410622
ISBN 13: 9788531410628
1ª edição, impressão de 2008

320 páginas
16 x 23 cm
Brochura

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais