Ensaio sobre Música Brasileira

  • de Mário de Andrade
  • org. Flávia Camargo Toni
Sinopse

Publicado em 1928, no mesmo ano que Macunaíma, o Ensaio sobre Música Brasileira apresenta o trabalho que Mário de Andrade desenvolvia há alguns anos em busca de conhecer os cantos e danças dos brasileiros, um verdadeiro trabalho de etnomusicologia, a qual ainda não existia como disciplina nessa época. No volume reúne cantos e danças organizados de acordo com categorias que definiu como toadas, cantigas, cantos de trabalho, martelos, lundus etc., que são o resultado de coletas que o próprio Mário efetuou ou da colaboração de amigos e informantes. Esta edição organizada por Flávia Camargo Toni, responsável pelo estabelecimento do texto e apresentação das notas, traz também um dossiê com críticas contemporâneas à sua publicação, oito artigos que demarcam o início da difusão da fortuna crítica da obra e o ensaio Cantos-de-Trabalho no Brasil , de autoria de Mário.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 56,00
ISBN 13: 9788531417757
1ª edição, impressão de 2020
296 páginas

20 x 26 cm
Capa dura

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais