Divertimentos-Descobertas

Estudos Criativos para o Desenvolvimento Musical - Sopros e Cordas Friccionadas

  • de Toninho Carrasqueira
Sinopse

A partir de uma reflexão crítica, Toninho Carrasqueira apresenta uma metodologia de ensino voltada para a formação de músicos com as características culturais do jovem brasileiro contemporâneo. Focado em conceitos que o ensino tradicional não contempla, o autor baseia seu método no estímulo à criatividade, na proposta de um amplo entendimento da linguagem musical, em um maior contato com a música brasileira e no desenvolvimento da consciência harmônica dos instrumentistas melódicos de sopro e de cordas friccionadas. Assim, Divertimentos-descobertas contextualiza historicamente o aprendizado musical e sugere também um procedimento criativo de estudo, exemplificado em uma série de pequenos estudos didáticos criados pelo autor, apresentados na terceira parte do livro e ilustrados por composições e improvisos do CD Oriente-se, Ocidente-se, que acompanha o volume.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 84,00
ISBN 10: 8531415942
ISBN 13: 9788531415944
1ª edição, impressão de 2017

240 páginas
21,5 x 27,5 cm
Brochura

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais