Design de Capas do Livro Didático

A Editora Ática nos Anos 1970 e 1980

Capa de Design de Capas do Livro Didático Obra Premiada
  • de Didier Dias de Moraes
Sinopse

Na década de 1970, o mercado de livros didáticos experimentou um crescimento vertiginoso no Brasil, em um contexto de expansão tanto do ensino como da indústria cultural. O cenário, que também era de acirramento da concorrência, naturalmente teve impacto sobre a configuração material e visual dos livros. Didier Dias de Moraes concentra-se particularmente no design de capas, que além de identificar e proteger as obras passavam a ter a função de atrair e persuadir o público a adotá-las. Havia, porém, um descompasso entre a visualidade do livro escolar e as linguagens visuais de outros meios. Como contraponto a essa realidade, o autor estuda o caso da editora Ática (que na década de 1980 se tornaria a maior editora brasileira em títulos e faturamento) e a renovação visual que ela promoveu por meio do trabalho dos designers Ary Normanha e Mario Cafiero.

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Ficha técnica

R$ 68,00
ISBN 10: 8531416612
ISBN 13: 9788531416613
1ª edição, impressão de 2017

296 páginas
21 x 22 cm
Brochura
Coleção Memória Editorial
Coedição: Com-Arte Editora-Laboratório

Prêmio
60º Prêmio Jabuti
Câmara Brasileira do Livro
Economia Criativa - 1º Lugar
Didier Dias de Moraes

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