Revolução Impressa

A Imprensa na França, 1775-1800

  • org. Robert Darnton e Daniel Roche
  • trad. Marcos Maffei Jordan
Sinopse

O papel que a tipografia desempenhou na Revolução Francesa é a questão central deste livro que focaliza a liberação da imprensa no período revolucionário e as suas consequências para o mercado editorial e o público leitor da época. Além dos dois organizadores, a coletânea reúne colaborações de diversos estudiosos do tema que apontam a prensa tipográfica como um dos instrumentos mais importantes para o surgimento da nova cultura política. Os ensaios – acompanhados de reproduções de capas, instrumentos de impressão, panfletos – descrevem a indústria editorial do Antigo Regime, examinam os efeitos da revolução no modo como editores, impressores e livreiros passaram a conduzir seus negócios, e analisam a relação dos produtos impressos, como livros, jornais, almanaques, panfletos e estampas, com o movimento revolucionário.

Ficha técnica

R$ 60,00
ISBN 10: 8531400805
ISBN 13: 9788531400803
1ª edição, impressão de 1996

416 páginas
18 x 25,5 cm
Brochura

Eventos

07 a
11/05
de 2025

VII Feira do Livro da Unesp

A Edusp estará presente na VII Feira do Livro da Unesp, que será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, das 9h às 21h, no campus da Unesp na Barra Funda, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas
Mais