A Cultura Brasileira

  • de Fernando de Azevedo
Sinopse

A coleção Os Fundadores da USP pretende homenagear os professores que participaram da criação da Universidade reeditando obras clássicas de difícil acesso ao leitor de hoje. O primeiro volume, A Cultura Brasileira, foi concebido e escrito por Fernando de Azevedo como uma introdução ao Recenseamento de 1940, numa espécie de troca por ter declinado o convite para presidir a Comissão Censitária Nacional. Dividiu o livro em três partes Os Fatores da Cultura, A Cultura, e A Transmissão da Cultura nos quais pretendeu traçar, ainda que em esboço, um retrato de corpo inteiro do Brasil, uma síntese ou um quadro de conjunto de nossa cultura e civilização, conforme declara no prefácio. O autor objetivou unificar os conhecimentos dispersos nos trabalhos de detalhe, abandonar o que é secundário e acessório para fixar o essencial e indicar as grandes linhas do desenvolvimento, interessado na interpretação do Brasil.

Ficha técnica

R$ 100,00
ISBN 10: 8531411912
ISBN 13: 9788531411915
7ª edição, impressão de 2010

912 páginas
23,7 x 16,8 cm
Capa dura
Coleção Os Fundadores da USP

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais