Um Mundo Sobre Papel

Livros, Gravuras e Impressos Flamengos nos Impérios Português e Espanhol

  • org. Werner Thomas, Eddy Stols, Iris Kantor e Júnia Furtado
  • trad. Gênese Andrade
Sinopse

A tipografia contribuiu significativamente para a expansão europeia e para a globalização do mundo na Idade Moderna. Os livros e as gravuras divulgaram as civilizações do Novo Mundo na Europa e, ao mesmo tempo, o livro impresso era o instrumento por excelência para a transferência da cultura para os territórios de ultramar. Este livro explora esse intercâmbio, focando a exportação do conhecimento e da produção tipográfica flamenga, com destaque para a Oficina Plantiniana, de grande importância pela quantidade de obras editadas e também pela diversidade e excelência de sua produção. É resultado da exposição No Rastro de Colombo. Livros e Estampas de Antuérpia no Mundo Inteiro, acrescido de três novos estudos dedicados ao papel dos órgãos de censura, à história natural e às artes plásticas. Os textos dessa edição brasileira foram rearranjados em quatro partes, a saber: Tipografias & as Artes da Gravação nos Séculos XVI e XVIII; Comercialização & Circulação dos Livros; Colecionismo & Conhecimento; e Recepção & Apropriação Cultural.

Clique para assistir ao programa Livros 102 (Univesp TV) com Iris Kantor.

Ficha técnica

R$ 140,00
ISBN 10: 8531413537
ISBN 13: 9788531413537
1ª edição, impressão de 2014

584 páginas
19 x 26 cm
Brochura
Coedição: Editora UFMG

Outros conteúdos

Entrevista sobre o livro com Iris Kantor

Documentário "Museu Plantin-Moretus"
O documentário, apresentado por Iris Kantor, conta a história de uma das primeiras editoras da era pós-Gutenberg, a casa Plantin-Moretus. Fundada na Antuérpia em 1555, esteve ativa até 1876 e publicou os primeiros livros importantes na área de história natural, medicina e geografia.

Eventos

26 a
30/11
de 2025

27ª Festa do Livro da USP

Entre 26 e 30 de novembro acontece a 27ª edição da tradicional Festa do Livro da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

As proteções e as restrições aos direitos fundamentais em obra de Virgílio Afonso da Silva

“Direitos Fundamentais: Conteúdo Essencial, Restrições e Eficácia” analisa o alcance dos direitos fundamentais, bem como sua interpretação na jurisprudência do Brasil

Fernando Novais reflete sobre a história do Mediterrâneo segundo Braudel

Em entrevista exclusiva, o historiador brasileiro examina a obra de Fernand Braudel, com destaque para o celebrado "O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na Época de Filipe II"

Mitologia como espelho da sociedade medieval pela obra de Hilário Franco Júnior

A trilogia “Ensaios de Mitologia Medieval” revela o impacto do período medieval em fenômenos sociais que duram até os dias de hoje

O cotidiano como patrimônio em moradias sociais

Flávia Brito do Nascimento, em obra recém-lançada pela Edusp, analisa as dimensões patrimoniais, materiais e memoriais dos conjuntos residenciais de operários em São Paulo

Autora explora a pluralidade do romantismo brasileiro em dois livros

Entrevistada pela Edusp, Cilaine Alves Cunha analisa a obra de seis autores românticos que marcaram a literatura do Brasil
Mais