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1914

1914

de Luciano Canfora

O atentado contra o arquiduque Francisco Ferdinando em 1914 deu ensejo ao início da Primeira Guerra Mundial, mudando os destinos do mundo. Luciano Canfora questiona neste livro se a guerra não estaria já decidida, aguardando apenas a ocasião para ser declarada; nesse caso caberia ao atentado o papel de somente mais um acontecimento no enredo que levou ao conflito que muitos chefes de governo, senão todos, queriam. O autor narra no livro os eventos do primeiro ano da guerra para explicar como o conflito se transformou em mundial e estendeu-se por vários anos. Aponta também as transformações radicais que ela trouxe ao continente europeu em seu aspecto político, além do crescimento da onda autoritária e do fascismo na região. No prefácio, Lincoln Secco observa que em tão poucas páginas o leitor tem diante de si um panorama trágico pelo seu conteúdo e, ainda assim, digno de ser reconstruído uma vez mais por um grande historiador. Entre as muitas ideias que povoam suas páginas, há que se destacar uma: a da suspensão da… Leia mais

Cartas a Suvórin

Cartas a Suvórin

de A. P. Tchékhov

O próprio Tchékhov deixou registrado que a parte de sua correspondência que mais gostaria de legar a futuros leitores era a que reunia as cartas enviadas a Aleksei Suvórin, editor do jornal Novo Tempo. Cobrindo um período de cinco anos, as cartas reunidas neste volume revelam a evolução da amizade entre os dois e incluem desde fatos da vida cotidiana do escritor até o detalhamento dos bastidores da criação de livros como A Ilha de Sacalina ou de sua primeira peça representada, Ivánov. Empregando uma variedade de estilos, as cartas têm muitas vezes um genuíno valor literário. Em diversas passagens Tchékhov discute questões candentes da época, como o caso Dreyfus, e faz comentários sobre escritores seus contemporâneos como Tolstoi e Turguêniev, carregados da ironia que caracteriza a sua… Leia mais

Convergências

Convergências

de Remo Ceserani

Neste livro, Remo Ceserani estuda vínculos entre a literatura e várias disciplinas. Ao mesmo tempo que algumas delas tradicionalmente estão mais próximas umas das outras, o autor aponta, por exemplo, o uso crescente de mecanismos literários em medicina e direito, ou paralelos entre princípios físicos e biológicos e a crítica literária. Práticas narrativas e imaginativas (como metáforas) tornam-se assim ferramentas de um conjunto mais amplo de discursos. As interdisciplinaridades existentes são abordadas de três perspectivas: a penetração de temas extraliterários em obras literárias; a qualidade literária de escritos não literários; o emprego de recursos literários por aqueles que operam segundo disciplinas não literárias. Ao reconhecer e pesquisar tais convergências, Ceserani reafirma a importância da interpretação e do pensamento crítico para qualquer forma de… Leia mais

Dos Diários de Serguei Eisenstein e Outros Ensaios

Dos Diários de Serguei Eisenstein e Outros Ensaios

de V.V. Ivánov

O cinema era entendido por Eisenstein como um experimento estético grandioso, que permitia a realização do que antes parecia quimérico, e era por meio dele que tentava entender os outros tipos de arte, independentemente do seu desenvolvimento. Neste livro, Ivánov focaliza os arquivos do cineasta Serguei Eisenstein ao lado de estudos sobre história da cultura mundial, antropologia cultural, mito e linguagem, para destacar elementos extremamente originais que ligam o cinema a outros sistemas de signos. Ivánov se detém em duas importantes obras de Eisenstein, Methode (O Método) e Grundproblem (O Problema Básico), conhecidas até recentemente apenas em fragmentos, e nas páginas de suas anotações e diários da época das filmagens de Que Viva México! Nesta edição, acrescentou-se um quinto capítulo aos quatro originais que trata de aspectos singulares do formalismo russo, praticamente desconhecidos fora do mundo… Leia mais

A Emergência da Vida

A Emergência da Vida

de Pier Luigi Luisi

A origem da vida tem sido o foco de muitas pesquisas há décadas, do ponto de vista experimental ou filosófico. Neste livro, Pier Luigi Luisi leva o leitor através de estágios consecutivos da química prebiótica até a biologia sintética, combinando as abordagens de maneira única. O livro apresenta uma discussão sistemática sobre os estágios sucessivos de auto-organização, emergência, autorreplicação, autopoiese, compartimento sintético e construção de modelos celulares, com o objetivo de demonstrar o aumento espontâneo na complexidade da matéria inanimada às primeiras formas de vida unicelulares. Cada um desses temas é desenvolvido em um capítulo próprio, ao final do qual são apresentadas questões ao leitor. É destinado a estudantes de graduação e a pesquisadores de áreas afins ao tema como biologia evolutiva, bioquímica, biologia molecular, biofísica e ciências… Leia mais

A Escada de Wittgenstein

A Escada de Wittgenstein

de Marjorie Perloff

A crítica de literatura e de arte Marjorie Perloff discorre neste livro sobre a relação das obras filosóficas de Wittgenstein com a arte, a poesia e a linguagem, até o estabelecimento de uma poética wittgensteiniana, sobre um fundo histórico que a autora conhece bem. Comenta as obras do filósofo, aprofundando-se nas relações que escritores contemporâneos estabeleceram com elas, em especial Russell, Gertrude Stein, Beckett, Ingeborg Bachamann e Thomas Bernhardt. Analisa também certos experimentos recentes, desta vez nos Estados Unidos, que visam articular uma poética do cotidiano como fruto do questionamento da linguagem empreendido por Wittgenstein.O objeto de estudo de Perloff é o estranhamento da linguagem que nós realmente usamos a própria linguagem de Wittgenstein e a dos poetas e artistas que subiram através, sobre e para além dos degraus da sua… Leia mais

Henrique IV e Pirandello

Henrique IV e Pirandello

de Aurora Fornoni Bernardini

“Se alguém quiser empreender uma viagem sistemática e inteligente pela obra de Pirandello, nada melhor do que acompanhar o ‘Roteiro para uma Leitura’, que Aurora Fornoni Bernardini faz preceder à sua tradução de Henrique IV”, diz Gianni Ratto no prefácio a este livro que apresenta a versão em português de um dos exemplos mais representativos da dramaturgia do autor italiano. Mestre na crítica ao mundo das aparências e das convenções, Pirandello monta um cômico e revelador jogo de espelhos nesta peça em que um jovem fantasiado de Henrique IV perde a razão numa festa de carnaval, passando a acreditar que é de fato o… Leia mais

O Enxerto/ O Homem, a Besta e a Virtude

O Enxerto/ O Homem, a Besta e a Virtude

de Luigi Pirandello

Estas duas comédias de costumes, além da data em que foram apresentadas por seu autor em Milão (1919), têm em comum outra característica: o erotismo. Se de forma velada e estilizada na primeira e de forma direta (e hilariante) na segunda, isso o leitor poderá avaliar, o que importa é que esse traço acaba contagiando a ambiência da peça inteira. Em O Homem, a Besta e a Virtude, Pirandello, utilizando uma linguagem de farsa, ataca uma série de hábitos e preconceitos da Itália burguesa de sua época, em particular os das relações sociais entre os sexos. O mesmo se dá em O Enxerto, mas neste o tom erótico, velado, é outro e o registro das falas, mais contido. Trata-se da subordinação de uma mulher a seu marido, a qual, apesar disso, possui uma margem de direitos e de crescimento interior. Com sua lógica de paradoxos, mais do que a de um devir natural, Pirandello despede-se nessas comédias dos ecos ainda românticos do vaudeville e passa do realismo verista àquilo que chama de… Leia mais