Psicologia da Religião

Uma Introdução

  • de Geraldo José de Paiva
Sinopse

Este livro nasceu da experiência de vários anos de pesquisa do autor na área de psicologia da religião e da fértil interlocução com inúmeros pesquisadores do país e do exterior. É um livro de introdução ao tema, que não pretende abranger todos os temas da disciplina ou aprofundá-los igualmente. Os tópicos escolhidos para esta publicação são de contínua importância, entre os quais os da experiência, da identidade, do desenvolvimento, da motivação religiosa. Em conexão com esses tópicos, foram analisados alguns conceitos recorrentes na literatura, como os de religião, sagrado, espiritualidade, ciência, arte, culpa, rito. O autor escolheu privilegiar o tratamento teórico da pesquisa europeia, sem descurar as essenciais contribuições da pesquisa realizada nos Estados Unidos, no Brasil e no Japão. Psicologia da Religião traz ainda discussões a respeito da alma, do mal, do ensino religioso, tópicos estudados também por ciências afins como a antropologia, sociologia e política, entre outras disciplinas.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 70,00
ISBN 13: 9786557850664
1ª edição, impressão de 2022
328 páginas

16 x 23 cm
Brochura

Eventos

07 a
11/05
de 2025

VII Feira do Livro da Unesp

A Edusp estará presente na VII Feira do Livro da Unesp, que será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, das 9h às 21h, no campus da Unesp na Barra Funda, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas
Mais