Edição, Imprensa e Poder na França no Século XX

  • de Jean-Yves Mollier
  • trad. Iraci D. Poleti
Sinopse

Neste livro, Jean-Yves Mollier continua as pesquisas sobre a gênese do capitalismo editorial na Europa apresentadas no livro O Dinheiro e as Letras: História do Capitalismo Editorial. Analisa agora o período que vai de 1914 a 2014, mostrando a constituição dos primeiros impérios do papel, detendo-se nos anos de guerra e no fracasso das pequenas editoras resistentes que quiseram em 1945 regenerar o sistema e limpá-lo da desonra da Ocupação. Analisa a seguir os anos do pós-guerra e a consolidação dos grandes grupos editoriais, com a posterior incorporação pelos grandes grupos de mídia internacionais. Os dois últimos capítulos do livro abordam a era do digital, uma passagem irreversível para outro universo, nas palavras do autor, propondo não só o ponto de vista dos arquivos e dos estudos universitários mais recentes, mas também uma reflexão apoiada no conhecimento do passado e do presente.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 100,00
ISBN 10: 8531415462
ISBN 13: 9788531415463
1ª edição, impressão de 2015

456 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coedição: Editora Unifesp

Eventos

07 a
11/05
de 2025

VII Feira do Livro da Unesp

A Edusp estará presente na VII Feira do Livro da Unesp, que será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, das 9h às 21h, no campus da Unesp na Barra Funda, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas
Mais