Editora UnB Debate: Dicionário Infernal

A extraordinária riqueza na descrição de um saber ligado à literatura esotérica e ao ocultismo está neste notável Dicionário Infernal, obra produzida por J. Collin De Plance (1793-1881), publicada pela primeira vez em 1818. Uma proveitosa parceria entre Editora UnB, EdUSP e Arquivo Nacional possibilitaram a edição desta indispensável obra para a literatura universal, fundamental para o estudo do ocultismo, da etnografia e das tradições populares e que serviu de fonte para muitos escritores. Esta edição, em capa dura, 944 páginas, com 3.794 verbetes e ilustrada com 550 gravuras, teve a tradução de Angela Gasperin Martinazzo.

Para introduzir no conteúdo desta obra, que já nasce sob o signo da polêmica, reproduzimos o seu longo intertítulo: “Dos seres, dos personagens, dos livros, dos fatos e das coisas que concernem aos espíritos, aos demônios, aos bruxos, ao comércio do inferno, às adivinhações, aos malefícios, à cabala e às outras ciências ocultas, aos prodígios, às imposturas, as superstições diversas e aos prognósticos, aos fatos atuais do espiritismo, e de modo geral, a todas as falsas crenças fantasiosas, surpreendentes, misteriosas e sobrenaturais”

E para falar deste repertório relacionado a deuses, homens, animais e o espiritual, céu e inferno, além das formas e rituais ligados à morte entre vários povos, a Editora UnB convidou os jornalistas Guthemberg Medeiros, Clara Arreguy e Aline Romio para um bate-papo sobre esta incrível obra. O debate será no próximo dia 30 de agosto, às 10h. Terá transmissão ao vivo no canal da Editora UnB no YouTube e ficará disponível para visualização posterior.

Acessem o canal da Editora UnB no Youtube, no dia 30/08, 10h.