Busca

Filtrar resultados

Todos
Todas
Listar por

Ver

Limpar filtros
Marcello Grassmann Obra Premiada

Marcello Grassmann

de Diversos Autores

Nos dois anos em que esteve na Europa, entre 1953 e 1955, Marcello Grassmann dedicou-se ao aprendizado de novas técnicas de litografia, à xilogravura e ao desenho. Preencheu muitos cadernos com desenhos a bico de pena feitos com nanquim, com extrato de nogueira e outras tintas que preparava. Um desses cadernos, dedicado à Sonya Grassmann, é apresentado nesta obra em edição fac-similar, acompanhado de volume com um ensaio de Leon Kosovitch e Mayra Laudanna sobre o artista. O estudo contempla a obra de Grassmann desde o ano de 1942, época em que ele terminava o curso técnico no Instituto Profissional Masculino de São Paulo, até seu retorno de Viena em 1955, após expor as xilogravuras de topo na Galerie Würthle que produziu durante sua estada nessa… Leia mais

A Pintura Branca e Preta, de Hélio Cabral

A Pintura Branca e Preta, de Hélio Cabral

de Leon Kossovitch

Vinte e quatro obras do pintor, desenhista, gravurista e escultor Hélio Cabral são o centro das análises do professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e conceituado crítico de arte Leon Kossovitch. As composições em evidência são pinturas branca e preta do artista plástico, que são reproduzidas no livro entre a erudita prosa de Kossovitch. Textos latinos e gregos traduzidos, assim como comentários, são mobilizados para a maior compreensão da produção de Cabral, cuja análise parte de conceitos do campo psicanalítico e suas extensões. No livro, Kossovitch ressalta a maneira como fantasia e fantasma se apresentam como par dominante na pintura branca e preta de Cabral, e pontua como a esse par corresponde o da visualidade e o da visionariedade, trabalhando esses e outros conceitos em profundidade ao longo de suas… Leia mais

Hélio Cabral

Hélio Cabral

de Leon Kossovitch

As linhas de força que caracterizam séries cronológicas na produção de corte brutalista de Hélio Cabral, desde inícios dos anos 70, são aqui estudadas. Contando com a colaboração do artista na seleção dos trabalhos, Leon Kossovitch examina objetos, desenhos, aquarelas, mas sobretudo pinturas em que Cabral não parte da cena, reduzida a exteriores, mas do próprio processo pictórico, sem contudo desligar-se do objeto. O autor, juntamente com o artista, procurou “evitar critérios de excelência que, sempre fantasiosos, tendem a obscurecer as direções relevantes tomadas pelo artista”. Em 1994, Leon Kossovitch acompanhou de perto, no próprio ateliê do artista, a realização do conjunto tratado aqui, experiência que foi determinante na compreensão da série e da produção anterior de Cabral, resultando na análise que compõe este… Leia mais

Mais resultados

Eventos

Mais conteúdos