Busca

Filtrar resultados

Todos
Todas
Listar por

Ver

Limpar filtros
Fundamentos da Composição Musical

Fundamentos da Composição Musical

de Arnold Schoenberg

Primeira obra de Schoenberg traduzida no Brasil, este livro foi originalmente pensado e organizado entre 1937 e 1948, a partir da experiência do autor com estudantes universitários nos Estados Unidos. É o terceiro dos grandes tratados didáticos de teoria e prática que escreveu, e sua edição final, a partir de versões preliminares deixadas pelo compositor, foi feita em 1965 por seu colaborador Gerald Strang. A parte I é dedicada à fundamentação teórica do que poderíamos denominar de “sintaxe musical”; a segunda e a terceira constituem os fundamentos de aplicação da análise, tanto das pequenas formas, quanto das grandes. Apesar de possuírem um certo grau de independência, seus conteúdos se interpenetram de maneira profunda e consistente. O mérito principal de Fundamentos da Composição Musical é o de abordar, didática e profundamente, um repertório básico destinado a todos os estudiosos e interessados em… Leia mais

A Geração Romântica

A Geração Romântica

de Charles Rosen

Originário das conferências “Charles Eliot Norton”, proferidas pelo autor em Harvard, este livro estuda as características comuns a alguns dos principais compositores europeus do período romântico, como Chopin e Schumann, relacionando suas obras com o panorama geral das artes, especialmente com as artes plásticas e a literatura. Pianista profissional e um dos musicólogos mais respeitados da atualidade, Rosen utiliza partituras e citações de diversos textos literários para mostrar os paradoxos enfrentados por aqueles compositores, ao trabalharem a estética do fragmento, o tema da memória e uma nova sensibilidade para a natureza e a paisagem. O livro vem acompanhado de um CD, com interpretações das peças analisadas no livro executadas por… Leia mais

Sonata do Absoluto

Sonata do Absoluto

de Eduardo Seincman

Este livro-CD oferece aos leitores e apreciadores uma reunião de textos literários, musicais e visuais que constituem suas matérias-primas. As obras de Borges e Poe, aqui apresentadas em versão bilíngue, e de Machado, beberam todas em fontes musicais, e Eduardo Seincman compôs três trios de câmara a partir desses textos literários, representando sua contrapartida musical, e de gravuras de Evandro Carlos Jardim. O Milagre Secreto, de Jorge Luis Borges com tradução de Carlos Nejar, O Corvo, de Edgar Allan Poe com tradução de Fernando Pessoa, e Trio em Lá Menor, de Machado de Assis, integram, em Sonata do Absoluto, um mundo de simultaneidades e ressonâncias, um universo polifônico de vozes musicais, literárias e visuais que, embora possuindo autonomia, dialogam entre si e se iluminam mútua e… Leia mais