Utopia tropical

Como a tentativa de criar um falanstério em terras brasileiras se transformou num espetáculo tragicômico

01/10/2019

Em Quatro cinco um

Por Willian Vieira

Num sufocante sábado de verão, uma pequena multidão trajando batas e aventais se postou em frente a dom Pedro 2º no recluso Paço Imperial do Rio de Janeiro. Era 18 de dezembro de 1841. O monarca tinha quinze anos, mas já testemunharia o início de uma das mais insólitas empreitadas migratórias em solo nacional. Aqueles “filhos da velha Europa ávidos de paz e felicidade”, bradava Benoît Mure, com sua barba ruiva e seus óculos pequenos, vinham às “praias paradisíacas do Brasil” para “realizar os destinos imensos e misteriosos de uma idade de ouro”. Ele oferecia uma sociedade perfeita e harmônica, baseada no trabalho coletivo e na esperança intrínseca ao homem – uma utopia.

A cena foi desvendada pelo pesquisador francês Laurent Vidal num recorte do Jornal do Commercio, e ela o assombrou por anos após o fim de sua tese, em 1995, até que decidisse investigar o sujeito que cravara em solo brasileiro uma epopeia tão particular. Assim começa Eles Sonharam Um Outro Mundo, livro que narra essas duas buscas: a dos franceses que tentaram pôr em prática as teorias de Charles Fourier (1772-1837) e a do próprio historiador, que destrincha, em primeira pessoa e com todo o lirismo inerente à empreitada, o “frágil equilíbrio entre a ‘poesia do desejável’ e a ‘prosa do possível’”.

[…]

De todas as utopias levadas a cabo na história recente, o falanstério é das mais curiosas

O livro traz extensa pesquisa em arquivos públicos e detida análise da história em torno de Fourier, suas ideias e o contexto que fez uma França operária e desigual alimentar utopias socialistas entre 1830 e 1840. Vidal, diretor de pesquisa em história do Brasil num instituto da Université de Paris 3, segue o filósofo Jacques Rancière, autor de A Noite dos Proletários: Arquivos do Sonho Operário (Companhia das Letras, 1988), para entender como surgiu a consciência utópica que brotou nesses cafés e bailes de arrecadação para criar a terra prometida.

[…]

Leia o texto original na íntegra na QUATRO CINCO UM

Eventos

09 a
15/11
de 2020

Festa Virtual do Livro da USP

Acontece entre os dias 9 e 15 de novembro a Festa Virtual do Livro da USP.

19 a
31/10
de 2020

Lombada

A Edusp participa da Lombada, a feira de livros da PUCPR, oferecendo uma seleção especial de títulos com 50% de desconto

Mais Eventos