USP disponibiliza na internet livros da Cátedra José Bonifácio

Obras reúnem mais de 100 artigos de especialistas em temas de interesse da América Latina e da Península Ibérica

28/03/2019

Em Jornal da USP

Por Claudia Costa

Já estão disponíveis gratuitamente em versão digital, no Portal de Livros Abertos da Edusp, cinco dos seis títulos lançados pela Cátedra José Bonifácio da USP – o sexto volume será lançado logo após a cerimônia de posse do novo titular da cátedra, o ex-ministro do Planejamento da Bolívia Luis Enrique García Rodríguez, que ocorrerá no dia 2 de abril, terça-feira, às 10 horas, no auditório da Biblioteca Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, em São Paulo. Rodríguez substituirá a ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla. Criada em 2013, a Cátedra José Bonifácio é gerida pelo Centro Ibero-Americano (Ciba) da USP. A cada ano sob o comando de uma figura pública de destaque, tem como finalidade sistematizar e disseminar o conhecimento do cenário ibero-americano em diferentes áreas.

“Com a produção e liberação desses livros, a USP disponibiliza todo o repositório de conhecimento que, desde 2013, vem sendo gerado a partir da contribuição das notáveis personalidades do mundo ibero-americano que têm estado à frente da cátedra”, afirma o professor Pedro Dallari, docente do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, coordenador do Ciba e responsável pela gestão da Cátedra José Bonifácio. Como informa Dallari, a cátedra é um programa de apoio à pesquisa que reúne todo ano pesquisadores da USP em torno de uma grande liderança ibero-americana. “A cada ano, quando encerra seu período como catedrático, ele produz uma coletânea de artigos, feitos pelos pesquisadores da USP que trabalharam com ele e intelectuais convidados”, diz, acrescentando que é um 2828processo de produção “muito intenso”.

[…]

Leia o texto original na íntegra no Jornal da USP

Eventos

01 a
10/07
de 2020

[Prorrogada] 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

A Edusp participa do evento oferecendo títulos com 50% de desconto

20/03
de 2020

[Cancelado] Lançamento de “Gênero e Feminismos”

O lançamento de "Gênero e Feminismos", que aconteceria sexta-feira, 20/3/2020, está temporariamente cancelado. Assim que possível, uma nova data será anunciada.

Mais Eventos