Tarsila do Amaral, mais popular que nunca, vai ganhar biografia em 2023

Jornalista Francesca Angiolillo diz que seu foco será explorar a vida pessoal da artista plástica

25/06/2021

Em Folha de S.Paulo

Por Walter Porto

A artista plástica Tarsila do Amaral vai ganhar uma nova biografia, depois de ter sua popularidade alavancada ainda mais pela exposição “Tarsila Popular”, que bateu recorde de visitações no Museu de Arte de São Paulo há dois anos.

O livro ficará a cargo de Francesca Angiolillo, repórter especial deste jornal, tradutora e vencedora do prêmio da Biblioteca Nacional pelos poemas de “Etiópia”.

O plano é que a biografia, que sairá pela Companhia das Letras, fique pronta até janeiro de 2023, a tempo da efeméride de 50 anos da morte de uma das pintoras mais importantes da história do Brasil.

Não será a primeira biografia da artista, que já foi objeto, por exemplo, de “Tarsila: Sua Obra e Seu Tempo”, que a crítica de arte Aracy Amaral publicou na década de 1970.

“A intenção não é fazer um trabalho acadêmico sobre a arte de Tarsila, que foi revolucionária, pois esse aspecto está mais que coberto pelo livro incontornável de Aracy Amaral”, afirma Angiolillo.

“Mas, além de artista, Tarsila foi uma mulher extraordinária, e os aspectos pessoais de sua vida ainda não foram muito explorados. Há lacunas a preencher na história dessa que é hoje uma figura de grande apelo, uma artista que temos orgulho de identificar como brasileira.”

Leia o texto original na íntegra na folha

Eventos

01 a
10/09
de 2021

3ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

A Edusp participa do evento oferecendo títulos com 50% de desconto

30/08
de 2021

Editora UnB Debate: Dicionário Infernal

A Editora UnB convidou os jornalistas Guthemberg Medeiros, Clara Arreguy e Aline Romio para um bate-papo sobre esta incrível obra.

Mais Eventos