Religião e questões existenciais

Em novo livro, Leandro Garcia reúne as correspondências trocadas entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima

05/01/2019

Em Jornal O Tempo

Por Carlos Andrei Siquara

O crítico e escritor Alceu Amoroso Lima (1893-1983), mais conhecido pelo pseudônimo Tristão de Ataíde, deixou um acervo de 32.450 cartas, sendo esse número apenas de correspondências recebidas. Por meio delas é possível identificar a ampla rede de diálogos entre Lima e diversos autores brasileiros – entre eles, Mário de Andrade (1893-1945). Pesquisador do legado do crítico, o professor da UFMG, Leandro Garcia, reúne, pela primeira vez, as missivas trocadas entre os dois no livro Correspondência: Mário de Andrade & Alceu Amoroso Lima, que sai agora pela Edusp.

Os textos, concebidos entre 1925 e 1945, são apresentados na íntegra, o que é algo até então inédito, tendo em vista uma seleção predecessora, elaborada pela bibliotecária Lygia Fernandes, em 1971. Em “Mário de Andrade Escreve a Alceu, Meyer e Outros”, Lygia, segundo Garcia, trouxe algumas das cartas trocadas entre Lima e Andrade, mas trechos foram suprimidos a pedido do próprio crítico.

[…]

Para organizar esse material, o professor dedicou-se durante três anos, mas sua relação com o arquivo de Lima é antiga e estende-se desde 2005. De lá para cá, ele já publicou outros volumes a partir das discussões travadas entre o crítico e outros nomes, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e Frei Betto. O ponto de convergência entre todos eles, observa Garcia, é a questão da crítica literária, mas, com cada um, Lima também abordou temas diferentes.

[…]

O pesquisador também sublinha que esse conjunto de cartas pode ser dividido em dois principais momentos. O primeiro abarca as correspondências de 1925 a 1930, e nessas prevalece a crítica literária como principal tema. Já no segundo eixo, que vai de 1930 a 1940, é a religião que predomina, e, para Garcia, este grupo de correspondências traz uma contribuição, sobretudo biográfica, e são de grande importância para se compreender melhor a trajetória de Andrade.

Leia o texto original na íntegra em O Tempo

Eventos

03/05
de 2022

Convite para o lançamento do livro Mulheres Modernistas

Edusp e Livraria Martins Fontes Paulista convidam para o lançamento do livro Mulheres Modernistas: Estratégias de Consagração na Arte Brasileira de Ana Paula Cavalcanti Simioni

27 a
27/04
de 2022

Convite para o lançamento do livro Apologia das Letras Humanas

Edusp e Instituto de Estudos Avançados convidam para o lançamento virtual do livro Apologia das Letras Humanas: A Educação Retórico-Poética em Dois Colégios Jesuíticos da Bahia, organizado ...

Mais Eventos