Mostra celebra centenário de Madalena Schwartz

Exposição no IMS Paulista reúne retratos de Ney Matogrosso, Elke Maravilha e Patrício Bisso

27/05/2021

Em Edusp

Por Edusp

Desde fevereiro deste ano a exposição As Metamorfoses está em cartaz no IMS Paulista. Gonzalo Aguilar, ao lado de Samuel Titan Jr., é curador desta mostra que celebra o centenário da fotógrafa Madalena Schwartz (1921-1993) e exibe o registro de travestis e transformistas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo na primeira metade dos anos 1970, em plena ditadura militar. Dentre as figuras retratadas, encontram-se personalidades como o cantor Ney Matogrosso, os performers do grupo Dzi Croquettes, a atriz e apresentadora Elke Maravilha e o jornalista e performer argentino Patrício Bisso.

É possível ter um gostinho do que encontrar na exposição no passo a passo da montagem da exposição que o IMS disponibilizou no YouTube.

Além das fotografias de Madalena, são apresentados mais de 70 itens, como periódicos, documentos, filmes e imagens produzidas por outros fotógrafos, imagens marcantes das culturas transformistas e travestis em vários países da América do Sul.

Gonzalo Aguilar é catedrático de literatura brasileira na Universidade de Buenos Aires e autor de livros como Poesia Concreta Brasileira: As vanguardas na Encruzilhada Modernista (2005), traduzido pela Edusp, e Por una Ciencia del Vestígio Errático: Ensayos sobre la Antropofagia de Oswald de Andrade (2010).

Samuel Titan Jr. leciona literatura comparada na Universidade de São Paulo e coordena a área editorial do Instituto Moreira Salles.

Para mais informações sobre a exposição, que vai até setembro com entrada gratuita sob agendamento, acesse o site do IMS: https://ims.com.br.

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

21/07
de 2021

Lançamento da obra “Livreiros do Novo Mundo”

Lançamento virtual obra "Livreiros do Novo Mundo"

Mais Eventos