Livro traz os desafios da formação profissional em educação física

Lançada pela Edusp, obra dá informações úteis para profissionais que trabalham com adolescentes

10/09/2020

Em Jornal da USP

Por Claudia Costa

O profissional de educação física é aquele que presta à sociedade serviços relacionados à prática de atividades físicas, e suas intervenções podem se dar em contextos escolares e não escolares, mas as formas de prestação de serviço vêm mudando em virtude dos usos da televisão, do computador, da internet e do celular – que de certa forma aumentaram o sedentarismo – e, mais recentemente, com o emprego de tecnologias de realidade virtual, para melhora de aptidão física ou reabilitação, por exemplo. A partir dessas premissas, os professores Umberto Cesar Corrêa, Ana Cristina Zimmermann e Walter Roberto Correia, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, escreveram um livro que trata da formação profissional, em licenciatura e bacharelado, com ênfase na adolescência: A Educação Física na Adolescência – Laboratório Didático. A obra acaba de ser lançada pela Edusp.

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A obra está dividida em três partes. Na primeira, graduandos de ambos os cursos (licenciatura e bacharelado) podem observar quais aspectos-chave se sobressaem nos desenvolvimentos sociocultural, cognitivo, emocional e físico-motor dos adolescentes, e de que forma podem servir como fontes potenciais para a intervenção. Há também informações sobre planejamento e sobre como organizar e sistematizar uma proposta de intervenção. Além disso, essa primeira parte inclui formas específicas de intervenção envolvendo diversificadas manipulações dos aspectos-chave, possibilitando aprofundamento teórico-prático dos caminhos de experimentação didática (aulas, sessões de prática, treinamento). “Quando finalizarem essa sessão, os graduandos terão, também, ampliado seus conhecimentos sobre o patrimônio cultural do movimento (que contempla o jogo, o esporte, o exercício, a ginástica, a dança e as lutas)”, escrevem os autores.

A segunda e terceira partes são dedicadas ao contexto escolar da intervenção. “A leitura dessas últimas partes permitirá aos graduandos que acessem, respectivamente, propostas relativas à educação física no ensino fundamental 2 e reflexões sobre o laboratório didático na educação física do ensino médio, enfocando, assim, o laboratório didático no que concerne ao processo de formação de professores”, explicam os autores. O livro apresenta ainda, ao final de cada capítulo, referências bibliográficas atualizadas para complementar o aprendizado. “Esse é o contexto deste livro de laboratório didático. Ele foi elaborado visando ao aprimoramento do ensino de graduação no sentido de possibilitar aos graduandos que reflitam e adquiram competências experimentando, testando e avaliando programas e/ou planos de educação física para a intervenção profissional”, esperam os autores.

Leia o texto original na íntegra no Jornal da USP

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